Evento foi às 09h, com blitz em frente à Atenção Básica, na rua Getúlio Vargas.
Programação deve ser anunciada nos canais de comunicação da Prefeitura/ Foto de Arquivo. (Foto: Patrícia Araújo)
Para promover a importância da saúde do homem, a Prefeitura de Imperatriz possui uma vasta programação, que será realizada ao longo deste mês. Mais conhecida como Novembro Azul, a campanha tem como objetivo reforçar a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Abertura oficial das atividades ocorre nesta sexta-feira, dia 05 de novembro, às 09h, com blitz em frente à Atenção Básica, na rua Getúlio Vargas. “No decorrer do mês teremos várias programações, a exemplo de palestras e atendimentos voltados à saúde do homem” – relata a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco.
Esta doença, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, tem 90% de chance de ser curada, quando ela é descoberta precocemente. De acordo com o órgão, só em 2021 mais de 65 mil casos devem ser constatados. “Por isso, a importância de realizarmos ações de prevenção e educação da sociedade. Pessoas informadas têm mais chances de procurar ajuda, caso percebam algo diferente quando à saúde”, comenta o secretário Alcemir Costa.
É importante compreender que, no câncer de próstata, quando os sintomas aparecem, significa que ele já está em estágio avançado, o que pode dificultar a cura. Entre os sintomas, podem ser percebidos dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina ou no sêmen.
O histórico familiar deve ser observado. A Sociedade de Urologia também informa que homens negros também têm mais incidência da doença, além da obesidade.
Atenção! Se você tem 45 anos com estes fatores de risco, ou 50 anos com ausência desses fatores, deve fazer o exame do toque retal, que permite ao médico verificar alguma alteração na glândula.