Neste ano, o programa já contou com cerca de 1.600 voluntários(as) pelo Brasil, entre eles(as) colaboradores(as) das unidades da empresa em Imperatriz (MA).
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, atua há mais de 20 anos com o Programa Voluntariar, promovendo o exercício da cidadania, incentivando o protagonismo social do público interno, familiares e parceiros, além de promover um trabalho de forma colaborativa pela educação, sustentabilidade, diversidade e inclusão. Só em 2021, já são mais de 3.000 pessoas beneficiadas com o programa em todo o Brasil.
Neste ano, cerca de 1.600 voluntários(as) participaram das ações pelo país, com 54% de homens e 46% de mulheres. Ao todo, pelo Brasil, foram mais de 5.570 horas voluntárias e 46 unidades participantes (entre Centros de Distribuição, Escritórios e Unidades Industriais e Florestais) em 14 localidades: São Paulo, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Tocantins, Paraná e também Suíça.
Na unidade de Imperatriz, no Maranhão, são desenvolvidas 6 iniciativas (Formare, Contribuindo para o Futuro, Girl for IT, JA Startup, Projeto Gente que Transforma Enem e Fundo Abrace uma Causa), que contam com 125 voluntários(as), entre colaboradores(as), familiares e prestadores de serviço, que atuam nas ações, dedicando seu tempo e talento, buscando uma transformação social no estado.
“Na Suzano acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo e o trabalho voluntário é um instrumento de transformação social para a construção de uma sociedade melhor, juntos plantamos o futuro”, diz a coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano, Elisabete Flores Pagliusi.
O Programa Formare é um ótimo exemplo dessa transformação. Em parceria com a Fundação Iochpe, a iniciativa tem como objetivo capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho no curso de Operador(a) de Processo de Produção. De 2005 até o momento, já foram mais de 690 jovens capacitados(as) pelo programa e 65% estão no mercado de trabalho, o que reforça o compromisso de promover uma mudança positiva na sociedade por meio da educação. Em Imperatriz (MA), o Formare já formou quase 100 jovens e 64% deles(as) já estão inseridos(as) no mercado de trabalho, além de contar com mais de 400 voluntários(as) gerando e compartilhando valor desde o início do projeto. Em 2021 a Suzano tornou-se uma das empresas com maior número de escolas Formare no Brasil, formando 100 jovens/ano.
Além dessa iniciativa foi realizado duas edições do JA Startup, em parceria com a Junior Achievement e StartSe, voltado para a aprendizagem prática de jovens que têm o objetivo de transformar ideias em startups de alto impacto, com temáticas atreladas aos compromissos para renovar a vida da Suzano. Neste ano ainda ocorreu o Contribuindo para o Futuro, em conjunto com o Instituto Joule, que incentivou a troca de conhecimento entre trainees da Suzano e jovens negras, LBGTI+ e universitários(as), com a mentoria de carreira com voluntários(as) de oito unidades da empresa pelo Brasil, entre eles(as) colaboradores(as) de Imperatriz. Ao final do projeto dos(as) 30 jovens impactados(as) 38% conseguiram um oportunidade de emprego ou estágio no mercado.
“Participar do programa Contribuindo para o Futuro, foi uma experiência incrível na qual obtive vários insights que contribuíram imensamente tanto no meu crescimento profissional e pessoal, só tenho agradecer a oportunidade de ter dito a chance de participar onde pude me autodesenvolver ainda mais sendo crucial nas minha conquistas. O sentimento é de gratidão!” conta, Rute Vieira Moraes mentorada do programa e atualmente colaboradora da Suzano, na área de Logística Florestal em Imperatriz.
A empresa também lançou o Guia Remoto de Voluntariado (disponível no link: https://bit.ly/3sMroEE) para inspirar nosso público interno e externo no exercício da solidariedade e cidadania, mesmo de maneira on-line.
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br.
Assessoria de Imprensa da Suzano