Atividade ocorre todos os anos e marca a valorização do tratamento e a importância de inserir os usuários do serviço na sociedade.
Atividades buscam inserir os pacientes em outros espaços que não sejam apenas os consultórios. (Foto: Edmara Silva)
A Rede de Saúde Mental de Imperatriz realiza, todos os anos, ação de Natal com pacientes e familiares, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Nesta sexta-feira (10), as atividades de fim de ano foram desenvolvidas marcando a valorização do tratamento e a importância de inserir os usuários do serviço na sociedade.
Dança, apresentação com violino, teatro e oração. A participação ativa de todos os presentes reforça como o acolhimento é importante tanto para quem está em tratamento, ou até mesmo com pacientes que já encerraram sua passagem pelo Caps.
“Também estamos comemorando o ano que passou. Até aqui Deus nos ajudou. Durante esse ano cuidados de muita gente e precisamos cuidar mais, precisamos estar unidos”, relata o coordenador do CAPS III, Patrício Silva.
Durante o ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) proporciona atividades que fogem dos consultórios. Palestras, caminhadas e pedaladas buscam chamar atenção da sociedade. A proposta, de acordo com a coordenadora de toda a Rede de Saúde Mental, Kátia Carvalho, é procurar quebrar o estigma sobre o tratamento da mente.
No próximo mês, por exemplo, será encabeçada a campanha Janeiro Branco, que busca conversar principalmente sobre a importância da saúde mental e emocional das pessoas.