Ônibus Rosa vai atender de forma itinerante diversos bairros da cidade.
Atendimento também conta com execução de protocolos sanitários. (Foto: Assessoria)
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) divulgou o cronograma de atendimento do Ônibus Oncológico em 2022. Em cada mês as atividades serão realizadas em locais diferentes para atender a um número maior de pessoas, além de descentralizar os serviços de saúde voltados para prevenção do câncer, por exemplo.
Em janeiro, estará na Unidade Básica de Saúde da Vila Davi/Itamar Guará. No mês de fevereiro, é a vez da UBS Maria Aragão; março serão as UBS’s do Centro Novo, Lagoa Verde e KM 1700. Em abril na Vila Lobão, maio Vila Nova, junho no Santa Rita, julho na Vila Cafeteira, agosto na Nova Imperatriz e setembro em Coquelândia, Petrolina e Olho D´Água.
“Nós temos trabalhado diariamente para levar atendimento à nossa população, em diversos setores da saúde. O Ônibus Rosa itinerante é um exemplo disso, pois ele não realiza ações somente em outubro, mas durante todo o ano. Assim sendo, é necessário que a comunidade acompanhe o nosso cronograma e os atendimentos disponibilizados. Estamos prontos para atender o nosso povo”, destacou o secretário de saúde, Alcemir Costa.
Nos meses de outubro e novembro as demandas mudam por conta das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, e a Unidade segue uma rotina mais extensa com as ações realizadas nesses meses. Em dezembro será a vez da UBS Camaçari e CRAS Bom Jesus.
Para a coordenadora do setor oncológico, Vilenice Batista, o pedido do secretário de Saúde, Alcemir Costa, é descentralizar os serviços e colocá-los, o máximo possível, à disposição da população.
A Unidade Móvel, também conhecida como Ônibus Rosa, tem capacidade para realização de até 190 exames diários e cerca de 40 cirurgias. Ele possui dois pavimentos, equipado com sala de recepção, quatro consultórios, centro cirúrgico, sala de mamografia, sala de pequenos procedimentos e uma sala de coleta de prevenção (exame Papa Nicolau).