Aconteceu neste domingo (19), o encerramento da 16º edição da Semana do Teatro no Maranhão com a entrega do Prêmio Apolônia Pinto aos destaques do evento. A cerimônia foi realizada, presencialmente, no Museu Histórico e Artístico do Maranhão, e também transmitida, por meio do canal no Youtube Cultura Maranhão para aqueles que preferiram acompanhar remotamente.
Na oportunidade, a diretora artística da Semana do Teatro, Bianka Marques, explicou todo o processo de premiação do evento.
“Nós temos uma comissão julgadora que é formada por profissionais de referência no estado e nacionalmente. Então, todo o trabalho da curadoria foi um trabalho imparcial e pensado a partir de critérios que são importantes ter em uma apresentação teatral”, disse.
Além da entrega da premiação, foram homenageadas personalidades, que incentivam a cultura no Maranhão, como o palhaço Jean Pessoa “Caburé”, artista e dramaturgo, nascido na cidade de Timon e que, com sua arte do circo, leva alegria para a vida das pessoas. “Eu sei que o Maranhão tem grandes artistas que merecem ser homenageados e eu agradeço por ser um desses artistas que está por aqui esse ano”, disse o Jean.
Raimunda Nonata Oliveira, mais conhecida como Dona Roxa, nascida na cidade de Axixá, que ficou famosa por fomentar a cultura no interior, também foi uma das homenageadas da noite. De comédia e drama a brincadeiras, como cacuriá, e festividades de carnaval e do Divino Espírito Santo, ela produziu de tudo um pouco.
Outra personalidade homenageada, foi o ator caxiense Ubirajara Fidalgo, uma das grandes figuras do movimento negro no Brasil e fundador do Teatro Profissional do Negro, que incentivou atores de periferias, a partir de oficinas e workshops profissionalizantes.
Logo após, houve uma menção honrosa ao ator e mímico Gilson César, por sua trajetória e contribuições para as artes cênicas no estado. A entrega deste troféu foi decidida pela comissão julgadora do evento.
“A nossa expectativa é de que as pessoas estejam felizes com a entrega do prêmio e entendam que o prêmio não se trata de melhor ou o pior e sim que, naquele momento, houve a melhor execução do que cada um se propôs a fazer. Fechamos a Semana mais congratulando do que, especificamente, premiando ou elencando os melhores. Até porque a Semana do Teatro sempre foi um espaço para confraternização entre os nossos artistas”, finalizou Bianka Marques.
Lista de ganhadores do Prêmio Apolônia Pinto
- Melhor Caracterização – Priscila Mendes/ Fios
- Melhor Iluminação – Pedro Danilo / Quando o Carnaval Chegar
- Melhor Sonoplastia – Necília Monteiro / O Rádio
- Melhor Texto Autoral – Pedro Danilo/ Quando o Carnaval Chegar
- Melhor Encenação – Necília Monteiro / O Rádio
- Melhor Cenografia – Necília Monteiro / O Rádio
- Melhor Direção – Necília Monteiro / O Rádio
- Melhor Atriz – Brícia Queiroz
- Melhor Ator – Dudu Ghellen
Informações para imprensa:
WComunicação – Assessoria e Consultoria