Entre os serviços ofertados estão realização de mamografias e papanicolau nas Carretas do Hospital de Amor.
A carreta do Hospital de Amor atende na quinta (17) e sexta (18) na Nova Imperatriz. Já na Maria Aragão será na quinta-feira (17). (Foto: Assessoria)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem contemplado vários bairros da cidade com ações de saúde. Entre os serviços ofertados estão realização de mamografias e papanicolau nas Carretas do Hospital de Amor, exames preventivos no Ônibus Rosa e a Carreta da “Hanseníase”.
Em parceria com o Hospital de Amor, o Município tem realizado exames de mamografia e papanicolau nas Unidades Básicas de Saúde. Esta semana, as carretas ficam na Nova Imperatriz e na Maria Aragão, na Vilinha. Semana passada a ação foi realizada no Milton Lopes e também na Maria Aragão.
“Foram quase 500 exames feitos na primeira semana de ação nas carretas. Uma parceria que a gente agradece porque é uma forma de oportunizar que mais mulheres tenham acesso a esses exames, somado com ações que realizamos no Ônibus Rosa. A prevenção e o diagnóstico precoce de câncer de mama e do colo do útero são extremamente importantes e ajudam salvar vidas das nossas irmãs”, explicou Alcemir Costa, secretário de Saúde.
A carreta do Hospital de Amor atende na quinta (17) e sexta (18) na Nova Imperatriz. Já na Maria Aragão será na quinta-feira (17). O horário de atendimento é das 8h às 16h, lembrando que quem for fazer a mamografia deve chegar até às 15h para fazer a ficha.
O exame de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos. Já o papanicolau é para mulheres de 25 a 64 anos. Para fazer os exames precisa levar xerox dos RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de endereço em duas vias. Será necessária uma via de xerox dos documentos, para cada exame.
Ônibus Rosa
Para descentralizar os atendimentos de prevenção ao câncer também está em pontos estratégicos, a Unidade Oncológica Móvel. Durante o mês de março, o atendimento ocorre nas UBS’s do Centro Novo, Lagoa Verde e KM 1700.
Ônibus Rosa possui dois pavimentos, equipado com sala de recepção, quatro consultórios, centro cirúrgico, sala de mamografia, sala de pequenos procedimentos e de coleta de prevenção (exame papanicolau).
“São várias ações realizadas de forma simultânea para que possamos atingir o maior número de pessoas e assim elas tenham acesso a esses atendimentos”, pontua Alcemir Costa.
Carreta da Hanseníase
Com serviços gratuitos para combate à hanseníase e outras doenças de pele, a Carreta da Saúde Novartis atendeu mais de 90 pessoas em Imperatriz. Durante três dias ela ficou na Praça da Bíblia atendendo à população. Os casos diagnosticados de hanseníase passam a ser acompanhados pelo Município.
Projeto é uma parceria da empresa Novartis, Ministério da Saúde e Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos (DAHW), levando atendimento às cidades brasileiras, por meio de parceira com a multinacional Novartis Brasil, Governo do Estado, Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).