Equipes da atenção primária realizam ações de prevenção na Expoimp

Aferição de pressão arterial, informativos e esclarecimentos sobre vacinação estão entre as atividades disponíveis à comunidade.

Equipes da atenção primária realizam ações de prevenção na Expoimp

 Os profissionais de saúde também percorrem pontos específicos da Expoimp com aferição de pressão arterial. (Foto: Divulgação)

Equipes multiprofissionais da Atenção Primária realizam atividades de prevenção, orientação e cuidados com a saúde durante a Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), a maior feira da região neste setor. Esta é mais uma iniciativa da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para levar ações aos expositores, trabalhadores e visitantes do evento.

Os profissionais de saúde, além de ações no stand da Prefeitura, percorrem pontos específicos da Expoimp com aferição de pressão arterial, distribuição de panfletos e informativos sobre prevenção à saúde. Eles também explicam sobre as vacinas disponíveis na rede municipal, tiram dúvidas sobre covid-19 e sobre os serviços de saúde nas unidades básicas do Município.

“A Prefeitura, o prefeito Assis Ramos, compreende a importância deste evento para nossa cidade. Tanto no aspecto cultural, mas também no aspecto do fomento da economia, espaço que gera oportunidades seja para o microempreendedor ou grande empreendedor. A Expoimp atrai milhares de pessoas, então é um espaço propício para as nossas ações de conscientização, e por este mesmo motivo, requer um suporte de atendimentos”, pontua o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

São 360 expositores e cerca de 100 stands montados durante a feira, que volta a ser realizada após dois anos de pandemia, com expectativa dos organizadores de que sejam movimentados 1 bilhão de reais nesta edição. Este fluxo, junto com os frequentadores, gera um volume grande de pessoas, o que foi primordial para a definição das atividades realizadas. 

“Os serviços de saúde ofertados na Expoimp são estratégicos para este público, a partir de levantamentos de dados e os protocolos necessários para desenvolvimento da ação. Desta forma, a Prefeitura disponibiliza toda uma estrutura de multiprofissionais, principalmente atuando na prevenção. Cabe ressaltar que os serviços ofertados são disponíveis no dia a dia das unidades básicas, que atendem de segunda a sexta”, explica a coordenadora da Atenção Primária, Sormanne Branco.