A ação reuniu os órgãos públicos de Imperatriz e Balsas com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o processo de CNR (Consumo não Registrado).
Pautado no valor transparência, a Equatorial Maranhão realizou na última sexta-feira (24), em Imperatriz, um treinamento com representantes do PROCON e da Defensoria Pública de Imperatriz e Balsas, sobre ações de combate ao furto de energia, bem como o esclarecimento de dúvidas a respeito da inspeção dos medidores de energia elétrica, baseado no processo de CNR (Consumo não Registrado).
Resultado de um treinamento e alinhamento institucional entre a Equatorial e a Defensoria Pública, a ação teve como objetivo procurar melhorias no atendimento junto a esses órgãos, que atuam na esfera de defesa do consumidor, explicando as medidas e legislação que a empresa utiliza no que se refere à aferição de energia, cobranças, multas e consumo não registrado.
Durante o treinamento foram apresentados, de maneira prática, os medidores de energia elétrica que são instalados nas unidades consumidoras, explicando suas características e seu funcionamento. O debate esclareceu, ainda, sobre os diversos tipos de irregularidades que a empresa encontra em inspeções de rotina e as consequências que essas ações podem trazer a população.
O Assessor Jurídico da Equatorial Maranhão, Frazão Júnior, explica o motivo da realização do treinamento e porquê é importante sanar as dúvidas sobre o assunto. “Muitas vezes o consumidor procura nossos canais de atendimento, mas quando tem alguma reclamação ele acaba procurando o Procon e a Defensoria Pública. Há algum tempo, a Equatorial vem buscando alinhar com esses órgãos para melhorar esse atendimento e trazer mais informações para o consumidor. Por isso, estamos aqui, falando sobre o CNR, um tema que muitas vezes gera dúvidas por ser muito técnico”, pontua.
Pablo Douglas, coordenador do Procon Unidade Balsas, destacou a importância de participar do treinamento. “O nosso intuito aqui é buscar informações para que os consumidores fiquem por dentro da legislação e dos mecanismos da Equatorial. Então é importante que nós, enquanto órgãos e pessoas que trabalham nesse meio, fiquemos por dentro desses assuntos para melhor informar o consumidor e deixar ele ciente de seus direitos, tendo em vista que nosso objetivo é assegurá-los”, ressalta o representante.
Para a Gerente de Relacionamento da Equatorial Maranhão, Mirelly Carvalho, o treinamento representou na prática a vivência da distribuidora quanto às irregularidades que encontram nos medidores de energia elétrica. “Em algumas visitas observamos que tinha muitas dúvidas nesse contexto e com isso trouxemos a vivência de realmente entender como se dá a dita frase popular “fraude”, e assim fazer com que eles possam ter um maior conhecimento e abrangência desse assunto, pois infelizmente, uma pequena parcela da população tende a realizar fraude nos medidores”, destaca.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão