Prefeito destacou prioridades para aumentar a vazão de riachos e córregos que cortam a cidade.
Reunião foi realizada na manhã desta terça-feira na Secretaria de Infraestrutura (Foto: Gil Carvalho)
O prefeito Assis Ramos se reuniu na manhã desta terça-feira (13) com os secretários de Infraestrutura, Fábio Hernandez e o adjunto, Demosthenes Lima; de Governo, Eduardo Soares; de Limpeza Pública, Valdir Torres; da Defesa Civil, Josiano Galvão e o Assessor-Chefe de Comunicação, Josué Moura, para autorizar prioridades do Plano de Ação Preventiva de Limpeza e Desobstrução de riachos e córregos em Imperatriz.
“Vamos atuar para reduzir, o máximo possível, os transtornos causados durante o período chuvoso nos bairros cortados por riachos e córregos”, garantiu Assis Ramos, que solicitou empenho das pastas envolvidas para diminuir os impactos das chuvas no período invernoso em todos os locais levantados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil de Imperatriz.
Segundo ele, as intervenções serão inicialmente priorizadas nas ruas Dom Pedro I e II, com objetivo de aumentar a vazão da água, limpeza dos bueiros e bocas de lobo, incluindo bairros e o Centro, e principalmente, o aprofundamento da calha em pontos flutuantes, envolvendo o riacho Cacau. “Também estaremos com frentes de recuperação da malha viária atuando em todo período chuvoso”, garantiu.
O secretário de Infraestrutura, Fábio Hernandez, destacou que a força-tarefa para expansão dos leitos dos riachos utilizará máquinas pesadas, caçambas e mutirão de trabalhadores para limpeza, desobstrução e remoção de resíduos dos córregos para facilitar o escoamento de água durante o período de chuvas em Imperatriz.
“Todo planejamento está definido para iniciarmos essa grande frente de serviços para reduzir e prevenir pontos de alagamentos em vários bairros”, observou o secretário Fábio Hernandez, que também solicitou o apoio da comunidade, evitando o descarte irregular de resíduos nos leitos dos riachos e córregos.
O superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, reforçou que “essas ações preventivas irão minimizar de forma considerável os impactos durante o inverno, devendo aumentar a vazão da água em alguns pontos da cidade. Objetivo é aumentar a vazão em alguns trechos do riacho Bacuri, permitindo maior fluidez. Outro ponto é o riacho Cacau, onde será feito os serviços de abertura e aprofundamento da calha para melhor vazão na região mais baixa do Parque Alvorada II”, frisou.
Ele também adiantou que ações preventivas serão realizadas nos riachos Capivara, do Meio, José de Alencar, Santa Teresa, e outros córregos que são ‘braços’ d’água e causam alagamentos nos bairros de Imperatriz. “Vamos atuar com força total, conforme orientação do nosso prefeito Assis Ramos”, concluiu.