O projeto “Maker: Trufas Criativas empreender com tecnologia” visa relacionar as ações do clube de robótica com a comunidade.
As mães aprenderam como produzir trufas, possibilitando terem uma renda extra. (Foto: Assessoria)
Uma oportunidade de incentivo e aprendizado ao empreendedorismo. Foi assim que a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), junto com a Escola Municipal Darcy Ribeiro promoveu na sexta-feira (16) oficina para mães dos alunos, como parte das ações do Projeto “Maker: Trufas Criativas empreender com tecnologia”.
O momento foi ofertado para as mães aprenderem o processo de produção comercialização de trufas, a partir dos kits confeccionados pelos estudantes do clube de robótica. Os alunos confeccionaram embalagens personalizadas, espátulas e forminhas na impressora 3D, utilizadas na oficina.
O projeto relaciona as atividades do clube de robótica com a fabricação de materiais, no incentivo ao aprendizado para empreendedorismo, bem como formação para a comunidade escolar no incentivo ao emprego e renda.
A servidora pública Luciana Sales Araújo, mãe de aluno, ressalta que a oficina veio no momento oportuno. “Foi gratificante participar do evento, pois é um ganho de conhecimento, principalmente para nós mães com dificuldade de sair de casa. Agora podemos dizer que temos uma profissão e uma possibilidade de uma renda extra”.
Para a gestora pedagógica da unidade, Cleres Carvalho, a oferta da oficina veio no intuito de mostrar os resultados da prática pedagógica dos estudantes e atender uma demanda social. “Todo o material utilizado na oficina foi confeccionado pelos alunos e as mães puderam visualizar o trabalho deles”.
No encerramento da oficina foi feito a entrega dos certificados e kits para as participantes.