Outubro Rosa descentraliza ações para ampliar atendimento à comunidade

Campanha promove oferta de consultas médicas, exames preventivos e atendimento com nutricionistas.

Outubro Rosa descentraliza ações para ampliar atendimento à comunidade

 Outubro Rosa objetiva alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. (Foto: Patrícia Araújo)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nesta quinta-feira (20), mais uma ação do Outubro Rosa. Foram ofertados consultas médicas, coleta de preventivo, atendimento com nutricionista, aferição de pressão arterial e testes rápidos de glicemia.

No período da manhã, houve atendimento com ginecologista, nutricionista e equipe de enfermagem. No período da tarde, clínicos gerais e uma mastologista atenderam o público presente. Evento foi uma parceria do Município de Imperatriz, com o Conselho da Mulher Empresária, da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e com a ONG Plantão do Bem

“Essa é mais uma ação da Prefeitura de Imperatriz para descentralizar os nossos serviços de saúde e estar mais próximo das comunidades, tornando o atendimento mais acessível. Durante esse mês, temos várias ações de conscientização sobre o câncer de mama, mas, sobretudo, sobre a importância de cuidar da saúde”, explicou o secretário Alcemir.

O senhor Neemias Rodrigues, morador do Mutirão, acompanhou a esposa durante o atendimento e aprovou a iniciativa. “O meu cunhado informou que haveria essas consultas e eu trouxe a minha esposa para uma avaliação e encaminhamento. Fomos bem atendidos, bom demais, que ocorram mais ações dessas”, disse.

Quem também participou da ação foi a dona de casa Maria José, do bairro Boca da Mata. “Eu vi o anúncio pelas redes sociais, então aproveitei para fazer uns exames de mamografia e ultrassom. Até agora o atendimento tem sido acessível”, pontua.

Campanha

Com o tema “Um mês para lembrar, um ano para cuidar”, o Outubro Rosa objetiva alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse é o tipo mais comum no Brasil, depois do câncer de pele, e também é o que causa mais mortes em mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Dados do instituto mostram, também, que em 2022 são 66.280 casos novos estimados da doença. A estatística aponta ainda que o câncer de mama causou, infelizmente, 17.825 mortes no ano de 2022. Embora a doença atinja mais as mulheres, é importante destacar que homens podem ter câncer de mama, representando 1% dos casos.