Em cumprimento à nova Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), o Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar iniciou nesta semana a instalação de sinalização de emergência em cinco comunidades próximas à sua fábrica de alumínio e alumina, no Distrito Industrial da capital maranhense: Pedrinhas, Mangue Seco, Maruaí, Portinho e Coqueiro.
A medida é uma das ações do PAE – Plano de Ação de Emergência relativo às Áreas de Resíduo de Bauxita -ARB) e ao Lago de Resfriamento (Cooling Pond – CP). De acordo com o PAE, umasérie de medidas devem ser adotadas na hipótese de um incidente, inclusive nas áreas administrativas. A Alumar já realiza treinamentos regulares com seus colaboradores e, agora, estende essa cultura de segurança também para as comunidades vizinhas.
Embora uma situação de emergência seja improvável, as placas de sinalização orientarão os moradores sobre como seguir pelas Rotas de Fuga, que apontam o melhor caminho para os Pontos de Encontro, locais seguros onde haverá o apoio das autoridades.
O diretor de Operações da Alumar, Helder Teixeira, reitera que todas as estruturas da empresa continuam estáveis e em condições de segurança, como sempre ocorreu ao longo dos mais de 40 anos de operações da companhia. Helder Teixeira manifestou a expectativa de que a extensão do PAE às comunidades tranquilize ainda mais os moradores, pois mostra a seriedade com a qual a empresa conduz os assuntos que envolvem segurança e bem-estar dos seus colaboradores, familiares, fornecedores e moradores das comunidades vizinhas. “Quanto mais as pessoas conhecem a Alumar e o PAE, mais entendem como nossas estruturas são seguras. mesmo sendo improvável que ocorra um incidente, nós estamos preparados”, concluiu Teixeira.
Sobre a Alumar
O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.
O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (AluminiumStewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.
Luciana Costa