Investimento em obras melhorou cotidiano da população imperatrizense

Resultados tiveram reflexos positivos na qualidade de vida dos moradores.

Investimento em obras melhorou cotidiano da população imperatrizense

 Pavimentação de vias contribuíram para melhoria da mobilidade urbana nos bairros de Imperatriz (Foto: Assessoria)

Em 2022, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), investiu em obras de pavimentação de vias públicas, em bairros e povoados, contribuindo para melhoria da mobilidade urbana, da qualidade de vida, valorização de imóveis e paisagismo. Uma das preocupações do prefeito Assis Ramos foi com a padronização das calçadas da Avenida Getúlio Vargas, obra que já teve concluída a primeira fase e organizou o espaço, facilitando para pedestres, principalmente pessoas com mobilidade reduzida e as que dependem de cadeiras de rodas. 

O projeto de pavimentação contemplou pelo menos 20 vias urbanas, incluindo o bloqueteamento das ruas Cauamé, no Parque Santa Lúcia; Antônio de Morais e Nova II, na Caema; Albano, na Vila Lobão; Graúnas, no Santa Inês; Do Alecrim, Paranaíba, Pacari da Mata, Dos Imigrantes, Dom Marcelino e Alameda Santos, no bairro Cinco Irmãos.

Rua do Alecrim recebeu pavimentação em bloquetes no bairro Cinco Irmãos

Também foram executadas obras de asfaltamento da Rua 5, no Recanto Universitário; Mário Andreaza, no Maranhão Novo; São Domingos, no São José; Avenida Silvino Santis, Rua Beta, Gumercindo Milhomem e Ipanema, no Ouro Verde e, ainda, o bloqueteamento da Avenida Principal, no loteamento Cidade Jardim.

Quatro novas pontes foram construídas, sendo uma, na Rua Espanha, na Vila Redenção I; uma, na via de acesso ao povoado Água Boa e duas na estrada do povoado Angical. “Foram três pontes de concreto e recuperada uma de madeira na vicinal do Angical, no setor da ‘Estrada do Arroz’”, informou o coordenador de obras, Wagner Morais.

Segundo ele, a Sinfra também executou obras de drenagens superficiais nas ruas “A” e Isabel Cafeteira, no Ouro Verde, e profundas nas ruas Bilar Dutra, na Boca da Mata; Avenida Santa Luzia, na Vila Santa Luzia; Rua Espanha, na Vila Redenção I; Rua A-4, no Jardim Tropical; Rua Projetada, no Nova Imperatriz; Casemiro de Abreu, no Vila Nova e Rua da Paz, no Jardim Oriental.

Terraplenagem aplicada na recuperação de ruas nos bairros e povoados

Frentes de serviços de terraplenagens atuaram nesse ano na melhoria de acesso de estradas e ruas em bairros e povoados do município de Imperatriz, como, por exemplo, na Avenida Estrela da Manhã, no residencial Estrela da Manhã; via de acesso ao povoado Angical, no setor da “Estrada do Arroz”; Avenida Silvino Santis, no Ouro Verde; Rua 5, no Recanto Universitário; ruas do bairro Alto da Boa Vista; Rua Espanha, na Vila Redenção I, e na estrada de acesso ao povoado Imbiral, entre a MA-386 (Estrada do Arroz) e a margem do Rio Tocantins.

O secretário de Infraestrutura, Fábio Hernandez, destacou que o município realizou serviços de terraplenagens na Avenida Santa Luzia, no bairro Santa Luzia; Avenida Manoel Ribeiro (anel viário), na Vila Machado; Rua Beta, no Bacuri; ruas do povoado Coquelândia (margem da Estrada do Arroz); Avenida Tropical Norte, no Jardim Tropical; Rua Primavera, na Super Quadra; Rua 18 no Parque do Buriti e Rua 5 no bairro Imigrantes.

“Foram recuperadas ainda as ruas Acácio Pereira de Castro, na Boca da Mata; Avenida Newton Belo e Industrial, no Santa Inês; Rua Tambaú, no Entroncamento; ruas da Vila Vitória; ruas do bairro Santo Amaro e via de acesso ao povoado Açaizal dos Pernambucanos, zona rural de Imperatriz”, enumerou.

Hernandez citou ainda a recuperação com terraplenagens das ruas dos bairros Vila Independência; Jardim Tropical; Parque das Palmeiras; Vila Redenção I e II; Parque Sanharol; Conjunto Planalto; Vila Maria; Caema, Mutirão e ruas do povoado Petrolina, na “Estrada do Arroz”.