Resultados tiveram reflexos positivos na qualidade de vida dos moradores.
Pavimentação de vias contribuíram para melhoria da mobilidade urbana nos bairros de Imperatriz (Foto: Assessoria)
Em 2022, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), investiu em obras de pavimentação de vias públicas, em bairros e povoados, contribuindo para melhoria da mobilidade urbana, da qualidade de vida, valorização de imóveis e paisagismo. Uma das preocupações do prefeito Assis Ramos foi com a padronização das calçadas da Avenida Getúlio Vargas, obra que já teve concluída a primeira fase e organizou o espaço, facilitando para pedestres, principalmente pessoas com mobilidade reduzida e as que dependem de cadeiras de rodas.
O projeto de pavimentação contemplou pelo menos 20 vias urbanas, incluindo o bloqueteamento das ruas Cauamé, no Parque Santa Lúcia; Antônio de Morais e Nova II, na Caema; Albano, na Vila Lobão; Graúnas, no Santa Inês; Do Alecrim, Paranaíba, Pacari da Mata, Dos Imigrantes, Dom Marcelino e Alameda Santos, no bairro Cinco Irmãos.
Também foram executadas obras de asfaltamento da Rua 5, no Recanto Universitário; Mário Andreaza, no Maranhão Novo; São Domingos, no São José; Avenida Silvino Santis, Rua Beta, Gumercindo Milhomem e Ipanema, no Ouro Verde e, ainda, o bloqueteamento da Avenida Principal, no loteamento Cidade Jardim.
Quatro novas pontes foram construídas, sendo uma, na Rua Espanha, na Vila Redenção I; uma, na via de acesso ao povoado Água Boa e duas na estrada do povoado Angical. “Foram três pontes de concreto e recuperada uma de madeira na vicinal do Angical, no setor da ‘Estrada do Arroz’”, informou o coordenador de obras, Wagner Morais.
Segundo ele, a Sinfra também executou obras de drenagens superficiais nas ruas “A” e Isabel Cafeteira, no Ouro Verde, e profundas nas ruas Bilar Dutra, na Boca da Mata; Avenida Santa Luzia, na Vila Santa Luzia; Rua Espanha, na Vila Redenção I; Rua A-4, no Jardim Tropical; Rua Projetada, no Nova Imperatriz; Casemiro de Abreu, no Vila Nova e Rua da Paz, no Jardim Oriental.
Terraplenagem aplicada na recuperação de ruas nos bairros e povoados
Frentes de serviços de terraplenagens atuaram nesse ano na melhoria de acesso de estradas e ruas em bairros e povoados do município de Imperatriz, como, por exemplo, na Avenida Estrela da Manhã, no residencial Estrela da Manhã; via de acesso ao povoado Angical, no setor da “Estrada do Arroz”; Avenida Silvino Santis, no Ouro Verde; Rua 5, no Recanto Universitário; ruas do bairro Alto da Boa Vista; Rua Espanha, na Vila Redenção I, e na estrada de acesso ao povoado Imbiral, entre a MA-386 (Estrada do Arroz) e a margem do Rio Tocantins.
O secretário de Infraestrutura, Fábio Hernandez, destacou que o município realizou serviços de terraplenagens na Avenida Santa Luzia, no bairro Santa Luzia; Avenida Manoel Ribeiro (anel viário), na Vila Machado; Rua Beta, no Bacuri; ruas do povoado Coquelândia (margem da Estrada do Arroz); Avenida Tropical Norte, no Jardim Tropical; Rua Primavera, na Super Quadra; Rua 18 no Parque do Buriti e Rua 5 no bairro Imigrantes.
“Foram recuperadas ainda as ruas Acácio Pereira de Castro, na Boca da Mata; Avenida Newton Belo e Industrial, no Santa Inês; Rua Tambaú, no Entroncamento; ruas da Vila Vitória; ruas do bairro Santo Amaro e via de acesso ao povoado Açaizal dos Pernambucanos, zona rural de Imperatriz”, enumerou.
Hernandez citou ainda a recuperação com terraplenagens das ruas dos bairros Vila Independência; Jardim Tropical; Parque das Palmeiras; Vila Redenção I e II; Parque Sanharol; Conjunto Planalto; Vila Maria; Caema, Mutirão e ruas do povoado Petrolina, na “Estrada do Arroz”.