Imperatriz garante 100% da meta de busca ativa escolar em 2022

No 1º ciclo até 2020, alcançou o 3º lugar em rematrículas no Maranhão.

Imperatriz garante 100% da meta de busca ativa escolar em 2022

 Ação foi levada para as ruas com o objetivo de conscientizar (Foto: Sara Ribeiro)

O combate à evasão escolar é uma atividade rotineira durante os 200 dias letivos da rede de ensino de Imperatriz. A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação, Semed, durante a gestão do prefeito Assis Ramos, somou forças com instituições nacionais e internacionais a fim de efetivar ainda mais ações de enfretamento a crianças e adolescentes fora da escola.

Nesse sentido, ao aderir parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Undime, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), de apoiam os municípios em ações de busca ativa dos estudantes, Imperatriz, no 1º ciclo até 2020, alcançou o 3º lugar em rematrículas no Maranhão, de alunos evadidos.

“Resultado é motivo de comemoração tendo em vista que foi graças ao comprometimento total dos servidores da rede de ensino municipal nessa tarefa. Alcançamos a meta e a educação de Imperatriz está de parabéns. É um marco na luta contra a evasão escolar”, elogiou o secretário de Educação, José Antonio Pereira.

Para alcançar esse patamar, o setor de Acompanhamento Escolar da Semed, com sua equipe de Busca Ativa, garantiu nos últimos anos o retorno as salas de aula de 551 alunos devidamente rematriculados, com monitoramento para que pudessem ter permanência e aprendizagem.

Este ano, o município atingiu a maior meta de dados do estado, com base no censo escolar de 310 alunos rematriculados, finalizando em 100%. Além disso, fez o acompanhamento dos alunos no primeiro ciclo e o trabalho de busca em conjunto com as escolas, equipe Geduc e Departamento de Inspeção Escolar.

Colaboração Leticia Holanda