Maior unidade hospitalar da região recebe reforma e readequação de ambientes priorizando mais qualidade nos serviços de saúde.
Unidade atende população de 43 municípios, ofertando diversos serviços de saúde. (Foto: Patrícia Araújo)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), tem desenvolvido diversas ações de melhorias na infraestrutura do Hospital Municipal de Imperatriz (HMI- Socorrão). Dentre as intervenções em andamento, a equipe de engenharia promove reformas da recepção, da sala de reanimação e cirúrgica, dos banheiros, corredores e enfermarias, piso cerâmico, readequação e reforma da sala de gesso e de triagem, instalação de tomadas, luminária de emergência e adaptação de ambientes.
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Alcemir Costa, explica que é enorme o fluxo de atendimento da unidade hospitalar, que oferta serviços a 43 municípios maranhenses, além de cidades do Tocantins e Pará. “O HMI trabalha com superlotação, com desafios, claro, mas prestando saúde a uma população de mais um milhão de habitantes, para média e alta complexidade. Dentre os atendimentos, temos uma média de 600 procedimentos cirúrgicos por mês”.
Outras ações de melhorias da infraestrutura já foram realizadas, como reforma completa da cozinha do hospital, com ambiente moderno, novos sistemas de exaustores, novas bancadas, novas pias, novos azulejos e reparos das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, além de troca de mobílias. Além de reformar refeitório, sala do repouso dos profissionais de enfermagem, do elevador, dos corredores e rampas de acesso. A lista também inclui reforma do setor de urologia, da capela, entre outros ambientes.
Também foi inaugurada uma sala de treinamento, visando aprimorar a qualificação profissional dos servidores. “Um dos focos dos nossos treinamentos é o atendimento humanizado, e a gestão prioriza essa forma de trabalho, por entender que a população merece o melhor e tem o direito de receber atendimento digno. Esse trabalho é desenvolvido buscando ofertar um serviço público de saúde com qualidade, resolutivo, humanizado, equitativo, universal e integral”, acrescentou Alcemir Costa.