O flagra foi feito no Rio Aquidauana, em Piraputanga.
Sucuri gigante com 'barriga cheia' é flagrada em rio de MS pic.twitter.com/7IP4I1m8PP
— Max Ribeiro (@max_ribe_29) February 6, 2023
Sucuri gigante com 'barriga cheia' é flagrada em rio de MS pic.twitter.com/7IP4I1m8PP
— Max Ribeiro (@max_ribe_29) February 6, 2023
Uma sucuri de aproximadamente 5 metros de comprimento foi flagrada digerindo uma presa, no Rio Aquidauana, no distrito de Piraputanga, em Aquidauana (MS). O vídeo mostra a serpente entre galhos durante um banho de sol após engolir uma presa. Veja o vídeo acima.
Ao g1, o aposentado Adilson Ferreira de Almeida, 58 anos, relatou que ficou sabendo que a sucuri estava no rio por moradores e resolveu ir verificar. O aposentado disse que costuma a ver outras sucuris no barranco. Segundo ele, a serpente tinha aproximadamente 5 metros de comprimento.
“Acho que ela comeu uma capivara, o corpo estava boiando. Acredito que ela estava digerindo a presa. Eu moro a menos de 100 metros do rio, por aqui é comum encontrar sucuris no barranco”, disse.
Ao g1, o tenente-coronel Ednilson Queiroz, da Polícia Militar Ambiental (PMA), explica que o processo de digestão das sucuris podem durar semanas. Segundo ele, sua pele e órgãos (esôfago e estômago) se dilatam mais que o normal para acomodar a presa.
“O processo de digestão varia de acordo com o tamanho do animal, em caso de capivara, a sucuri pode ficar mais de um mês sem se alimentar. As sucuris são animais semi-aquáticos, todo animal de sangue frio precisa estar próximo a água, como é o caso delas”.
Apesar de não serem tão ágeis em ambientes terrestres, as sucuris são muito rápidas dentro d’água podendo ficar até 30 minutos sem respirar. As serpentes possuem hábitos noturnos. O vídeo foi gravado em janeiro deste ano.