Atenção Primária do município ficou em 3º lugar em relatório de indicadores da saúde.
Os dados da Atenção Primária dos municípios são aferidas a cada 4 meses (Foto: Divulgação)
A Atenção Primária de Imperatriz ficou em 3º lugar, no Indicador Sintético Final (ISF), um relatório com dados aferidos e divulgados pelo Ministério da Saúde. Os dados são referentes aos municípios que tem entre 100 a 500 mil habitantes no Maranhão.
O relatório tem como objetivo apresentar os resultados de ações estratégicas da saúde pública dos municípios, avaliando o pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas. Os dados para avaliação são aferidos a cada 4 meses.
De acordo com o secretário de Saúde, Alcemir Costa, esse resultado mostra o bom desempenho das ações realizadas pela Atenção Primária do município. “A Atenção Primária é a porta de entrada da nossa saúde, quando ela está sendo realizada com qualidade e empenho dos nossos profissionais, é importante que aconteça o reconhecimento desse trabalho. O que nos motiva a trabalhar ainda mais pela saúde da nossa população”, disse.
Para avaliação dos municípios, o relatório apresenta dados de denominadores informados, denominadores estimados, denominadores utilizados, numeradores, percentuais de alcance dos indicadores, notas ponderadas e o ISF. Todos esses dados são exclusivos e avaliados de acordo com o Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB), do Ministério da Saúde.
“É um passo muito importante que estejamos de acordo com esses indicadores do Ministério da Saúde, sabemos que é um desafio, mas temos trabalhado diariamente para que nossos serviços contemplem com mais qualidade, todos os cidadãos do nosso município”, explicou a gestora da Atenção Primária em Saúde, Sormanne Branco.