Pessoas de baixa renda, pequenos produtores rurais, organizações da sociedade civil e microempreendedores individuais podem receber assistência gratuita em assuntos fiscais e contábeis. O serviço é disponibilizado pelo Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) da Facimp Wyden, em parceria com a Receita Federal. A assistência pode ser realizada de maneira presencial ou remota.
Declaração de Imposto de Renda e inscrição do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), possibilitando aos pequenos empreendedores a formalização do seu negócio, são alguns dos serviços oferecidos. “No dia-a-dia, vemos o quanto a população precisa de ajuda em diversos assuntos fiscais e contábeis. Para nós, é motivo de orgulho podermos apoiá-los oferecendo serviços gratuitos através do NAF”, comenta Petra Fernanda, coordenadora do Núcleo de Negócios da Facimp Wyden.
Petra explica que o espaço serve para facilitar o aprendizado dos estudantes, que também podem adquirir experiência e colocar os conhecimentos em prática a partir do atendimento à comunidade. “As atividades são cuidadosamente monitoradas pelos professores, o que proporciona aos alunos a oportunidade de colocar em prática seus estudos, enriquecendo assim seu desenvolvimento profissional, a versatilidade em vários temas e preparando-os para uma carreira futura”, explica Petra.
Os atendimentos acontecem de segunda a quinta, das 15h às 18h, e os agendamentos podem ser feitos através do endereço de e-mail disponível no perfil do instagram (@naffacimpwyden).
Confira os serviços oferecidos pelo núcleo:
– Auxílio à elaboração e orientações sobre a Declaração de Ajuste Anual do IRPF;
– Inscrição, regularização e Informações cadastrais de CPF;
– Inscrição e Informações cadastrais do CNPJ;
– Auxílio à emissão e informações sobre Certidões Negativas de Débitos PF e PJ;
– Auxílio à consulta à situação fiscal;
– Agendamento on-line de atendimentos na RFB;
– Informações e auxílio à regularização de CPF Suspenso;
– Informações e auxílio à elaboração de pedido de isenção de IRPF para
portadores de moléstias graves;
– Orientações e auxílio à elaboração de pedidos de isenção de IPI/IOF na compra
de veículos por portadores de deficiência física, mental ou visual;
– Auxílio à apresentação de pedidos de restituição de pagamentos indevidos
e/ou a maior (Perdcomp);
– Informações gerais sobre Imposto Territorial Rural (ITR);
– Auxílio à inscrição e Informações gerais sobre o Microempreendedor
Individual; Auxílio à inscrição e Informações gerais sobre o Simples Nacional;
– Auxílio à inscrição e informações cadastrais da matrícula CEI; Informações e
auxílio no eSocial do empregador doméstico;
– Auxílio à emissão e informações sobre guias para o recolhimento da
contribuição previdenciária de Produtores Rurais Pessoa Física, Segurado
Especial, Contribuinte Individual e obras de pessoas físicas;
– Orientações e auxílio ao cumprimento de obrigações tributárias acessórias
para associações e demais entidades sem fins lucrativos;
– Informações e auxílio para a obtenção de Certificado Digital;
– Informações e auxílio para realizar a opção pelo Domicílio Tributário
Eletrônico – DTE;
– Orientações para cadastro no site do governo – Gov. Br.