Equatorial Maranhão já contabilizou 22 casos na região Sul no estado este ano
Em todo o Maranhão, as chuvas continuam intensas e tem ocorrido situações preocupantes, como alagamentos e deslizamentos. Diante desse cenário, o Governo decretou emergência em 20 municípios que ficaram alagados e até inacessíveis. Mesmo diante desse contexto de fortes chuvas, uma brincadeira simples acabou chamando atenção por suas graves consequências na semana passada, em Imperatriz.
No último dia 13, os moradores dos Conjuntos Vitória e Habitar Brasil, em Imperatriz, tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido em razão de uma pipa que entrou em contato com a rede elétrica causando um curto-circuito. De acordo com Gilliano, Técnico de Segurança da Equatorial Maranhão, ocorrências dessa natureza tem ocorrido com frequência. “Infelizmente nos últimos anos tem sido cada vez mais comum a ocorrência de acidentes como este, principalmente em áreas urbanas. Ainda que a brincadeira seja mais comum durante as férias escolares, temos registrado durante todo o ano casos de interrupção de energia causados por pipa em contato com a rede elétrica.”, relatou Gilliano.
Em 2022, foram registradas 2.283 ocorrências dessa natureza, que afetaram o sistema de energia elétrico do estado. Sendo que deste total, 369 aconteceram na região Sul do Maranhão. Já em 2023, somente dos meses de janeiro ao início de março, a Distribuidora contabilizou 203 ocorrências no estado, sendo 22 casos na região Sul.
Em razão desses números elevados, a Equatorial Maranhão alerta a população e traz algumas orientações importantes sobre o assunto:
- Não deixe que as crianças empinem pipas próximo da rede elétrica. O ideal é buscar lugares descampados, como praias e campos onde não tenha rede de energia nas proximidades;
- Cuidado com fortes ventos, pois podem contribuir para as pipas se aproximarem dos fios energizados;
- Quando a linha encostar na rede elétrica, nunca tente resgatá-la, pois o risco de receber uma descarga elétrica é muito grande. Solte a linha imediatamente;
- Não utilize produtos cortantes nas linhas das pipas, pois podem machucar gravemente quem solta à pipa e outras pessoas ao redor.
O Técnico de Segurança da Equatorial Maranhão, Gilliano Pereira, alerta ainda sobre os riscos da brincadeira e dá algumas orientações de como praticar essa atividade de forma segura. “Essas orientações são de extrema relevância para um fornecimento de energia mais seguro e efetivo. Pipas devem ser empinadas longe da rede elétrica, pois ao se enroscarem nos fios de energia podem causar curto-circuito, falta de energia e até acidente com vítimas. Caso ela fique presa na fiação elétrica, nunca tente recuperá-la jogando pedras amarradas em linha, galhos de árvores, ou qualquer outro tipo de objeto, não suba em muro ou árvores para tentar recuperar a pipa, deixe-a presa como está. Em momento oportuno, procure sempre um local aberto longe da rede elétrica e do trânsito para praticar essa atividade com segurança”, explica.
A empresa ressalta ainda que em caso de ocorrências envolvendo a rede elétrica, a orientação é que as pessoas entrem em contato por meio da Central 116 e informem o local com ponto de referência. A Distribuidora alerta que não se aproximem de fios e cabos, que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica e liguem para o Samu no 192.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão