As reuniões ordinárias são mensais, realizadas no auditório da Secretaria de Saúde.
Uma semana antes de cada encontro, a mesa diretora define a pauta e planeja os assuntos que serão abordados na reunião mensal. (Foto: Luana Barros)
Em dezembro de 2022 o Conselho Municipal de Saúde de Imperatriz formou uma nova mesa diretora. Desde então, entre os meses de janeiro e março de 2023, já foram realizadas quatro reuniões ordinárias, quatro reuniões pela Comissão de Rede, três reuniões pela Comissão de Orçamento e Fiscalização, duas reuniões pela Comissão de Licitação e Contratos e uma reunião da Comissão de Divulgação.
Além disso, já foram realizadas fiscalizações do andamento dos serviços na UPA do São José e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192 Regional de Imperatriz) em janeiro e no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI/Socorrão), no mês de fevereiro.
“As reuniões ordinárias são mensais, realizadas no auditório da Secretaria de Saúde, e uma semana antes de cada encontro nos reunimos com integrantes da mesa diretora para definir a pauta e planejar a organização dos assuntos que serão abordados”, explicou Albane Freitas de Sousa, presidente do CMS.
Próximas reuniões ordinárias serão realizadas nas seguintes datas: 13 de abril, 11 de maio, 15 de junho, 13 de julho, 10 de agosto, 14 de setembro, 19 de outubro, 09 de novembro e 14 de dezembro.
Albane informou ainda que doze conselheiros de Imperatriz irão participar da Conferência Estadual de Saúde, nos dias 18,19 e 20 de abril, em São Luís e no mês de julho irão para a 17º Conferência Nacional, em Brasília.
“As conferências são eventos que possibilitam a participação da sociedade civil na gestão pública. Através destes encontros a população pode contribuir e acompanhar o processo com discussões e contribuições que orientem as políticas de saúde para as reais demandas da coletividade”, acrescentou o presidente.
O Conselho Municipal de Saúde de Imperatriz foi instituído sob a Lei nº 644/91 de 1º de novembro de 1991 e consolidado pela Lei nº 1.272 de 18 de novembro de 2008. Os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos permanentes e deliberativos com representantes do Governo, dos prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.