‘Toda Mulher’ destaca programa de capacitação de mulheres ao setor da construção civil

Fundadora da iniciativa, Livia Soares detalhou a atuação do Ela Faz, que engloba a capacitação e a geração de emprego e renda

Agência Assembleia

O programa ‘Toda Mulher’ estreou nova temporada nesta quarta-feira (17), na TV Assembleia, e destacou conversa com a fundadora do programa ‘Ela Faz’, Livia Soares. Ela detalhou a iniciativa que promove capacitação e fomenta geração de emprego para mulheres na área da construção civil. O bate-papo foi conduzido pela jornalista Márcia Carvalho.

“A gente percebeu a necessidade daquela mulher que mora na periferia, que vive em situação de vulnerabilidade social, em ter uma oportunidade de trabalho. E, também, daquela que tem medo de receber um homem em casa para fazer qualquer tipo de serviço”, destacou Lívia Soares, que tem formação em Engenharia Civil e Administração e recebeu diversas premiações, entre elas, o Prêmio Mulher Notável Maria Firmina neste ano.

Segundo ela, era preciso fazer a mulher ocupar esse espaço no setor, onde somavam apenas 1% dos trabalhadores – e em áreas como escritório e limpeza. Em outubro de 2020, o ‘Ela Faz’ capacitou as primeiras pedreiras, pintoras e eletricistas.

Com o certificado em mãos, percebeu-se um problema cultural de não aceitação das trabalhadoras. O ‘Ela Faz’ iniciou, então, um trabalho de conscientização para informar a sociedade, buscando acabar com o preconceito.

Lívia Soares apontou, ainda, que o diferencial do programa é que, ao entrar nele, a mulher recebe todo o suporte, incluindo atendimento com psicólogos e assistentes sociais.

“Mostramos para elas uma realidade em que elas pode ter conquistas, ganhar seu próprio dinheiro”, observou.

O programa também trouxe uma reportagem especial da jornalista Luisa Nunes sobre o mercado de trabalho no setor e ouvindo mulheres que foram capacitadas pelo ‘Ela Faz’ e, hoje, literalmente, põem a mão na massa em obras da construção civil, área que mais emprega no país.

O programa ‘Toda Mulher’ é exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).