Dez escolas estiveram nas duas etapas das apresentações culturais.
O festival contou com apresentações teatrais, musicais e danças sobre a cultura afro-brasileira e africana (Foto: Assessoria)
A convite da Coordenação da Educação da Igualdade Racial de Imperatriz (CEIRI), a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), marcou presença na IX Mostra de Interpretação Teatral de Literatura Negra (Festiafro). O evento ocorreu nesta quarta-feira (24), no Teatro Ferreira Gullar.
A primeira etapa da IX Festiafro foi realizada nas escolas, com a seleção dos melhores projetos. E no dia 18 de maio, ocorreu a segunda etapa eliminatória, com a participação de dez escolas finalistas da rede municipal. A iniciativa foi direcionada para os estudantes de escolas públicas, do Ensino Fundamental e Médio.
O festival contou com apresentações teatrais, musicais e danças sobre a cultura afro-brasileira e africana. Na classificação final, as escolas vencedoras foram: 1º lugar – Escola Municipal Vital Brasil; 2º lugar – Escola Municipal Antônio Leite; e 3º lugar – Escola Municipal Tocantins.
O secretário de Educação, José Antonio Pereira, garante que os projetos classificados e vencedores são representativos para a identidade brasileira e africana. “São trabalhos relevantes para a temática que foi trabalhada. Parabenizo todos os alunos e professores das escolas, pelas apresentações de excelência”.
A coordenadora do Núcleo Antirracismo do Município, Inês de Jesus Silva, comenta o compromisso das escolas com o Festival. “O Festiafro é um dos momentos de refletir sobre essa temática e mostrar à sociedade o que as escolas desenvolvem trabalhos voltados para as manifestações culturais brasileiras e africanas”.