Iniciam as competições do JEIs na modalidade de futebol de robôs

200 alunos de 18 escolas da rede municipal de ensino e duas escolas particulares participam dos jogos.

Iniciam as competições do JEIs na modalidade de futebol de robôs

 As partidas ocorrem com equipes mistas, tanto masculino, quanto feminino, e os atletas concorrem nas modalidades pré-mirim, mirim, infantil, infanto e juvenil. (Foto: Patrícia Araújo)

Relacionar o ensino da robótica à prática esportiva foi o que garantiu a idealização da modalidade de futebol de robôs, no Jogos Escolares de Imperatriz (JEIs) de 2023.

Cerca de 200 alunos de 18 escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e duas unidades de ensino da rede particular participam, de 15 a 17 de junho, das competições, no Shopping Imperial. As partidas ocorrem com equipes mistas, tanto masculino, quanto feminino, e os atletas concorrem nas modalidades pré-mirim, mirim, infantil, infanto e juvenil.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, prestigiou o início dos jogos. “Nada mais oportuno do que expandir essa ferramenta ao âmbito esportivo, na certeza que teremos competições de excelência. Os nossos alunos colocam em prática todo aprendizado adquirido nos clubes de robóticas”, comenta.

O futebol de robôs visa trabalhar a aprendizagem tecnológica e a vivência em equipes com os alunos, além de ter regras e instruções próprias de jogo, aplicando técnicas da mecânica e tecnologia.

O aluno da Escola Municipal Tia Emília, Alex Alves de Araújo, destaca o que representa sua participação no evento. “Treinei bastante e estou aqui com o meu robô, confiante que vou ganhar as etapas dos Jogos Escolares”, ressalta. 
 
A gestora da Escola Municipal Maria Francisca Pereira da Silva, Maria Edna Santos, garante que a modalidade esportiva é resultado das ações da robótica no município. “É uma oportunidade de fomentar o ensino tecnológico por meio do esporte, por isso, a participação das crianças está sendo um sucesso”, finaliza.