Como aquecer as vendas no comércio? Especialistas apontam que a experiência do consumidor é um dos fatores determinantes desse processo

Great day for shopping. Two beautiful women look at the bag and boast about what they bought.

Em 2023 toda empresa está de olho em uma coisa: faturamento. Mas para que isso aconteça existe algo que vem bem antes no processo e é um fator muito importante para que o comércio cresça: a experiência do consumidor.

Em Imperatriz, o maior centro de compras do centro da cidade, o Calçadão atrai os olhares dos consumidores pelas vitrines abertas, ou o tradicional locutor que anuncia as ofertas. Nos shoppings a estratégia de atração ao cliente também é a aposta nas vitrines e claro, a divulgação pelas redes sociais. Mas o que faz com o cliente efetue a compra é o atendimento.

A especialista em encantamento do cliente, Kátia Rocha explica que a experiência do consumidor pode ser influenciada por várias dores durante o processo de atendimento. “O consumidor que entra em uma loja não é recebido de uma maneira personalizada ou passa por uma jornada de encantamento, dificilmente será impactado a ponto de se tornar um consumidor fiel. As marcas precisam aprender a criar desejo através de experiências memoráveis para seus clientes,” disse.

Segundo dados do Stackla Reports, 70% dos consumidores dizem ser fundamental que uma marca ofereça uma experiência de compra personalizada para que eles realizem uma compra.

O encantamento ao cliente ligado a uma abordagem que ative os cinco sentidos, que crie memórias de longo prazo na mente e no emocional do público em relação a marca, torna o ato da compra em algo significativo para o consumidor.

Joanna Spindola, contadora, já viveu experiências boas e ruins na hora da compra, para ela o mercado precisa apostar mais na capacitação dos funcionários e entender o perfil do cliente. “Não é só preço baixo, é preciso qualidade e realmente o atendimento vem primeiro, a gente pode até saber o que vai querer comprar, mas um bom atendimento faz com que a gente compre e volte mais de uma vez ao local”, disse.

Ao visitar várias marcas como consumidora, a Kátia Rocha relata que para ela, as empresas precisam criar uma cultura de encantamento que norteia todas as ações internas e externas, desde a contratação até as ações de marketing. “Quando uma marca cria uma cultura voltada para o encantamento, ela constrói uma identidade única que captura o coração de todos que entram em contato com seus produtos e serviços, tornando-a “indispensável” no dia a dia dos seus consumidores,” reforçou Kátia.

Por que encantar?

Segundo Kátia, todos compramos para suprir desejos emocionais, seja de reconhecimento, pertencimento, aceitação, controle, segurança, liberdade, entre tantos outros, é o que a ciência afirma.

Em um mercado altamente competitivo, onde praticamente não existe um produto e serviço que não possa ser adquirido pelo cliente com as mesmas características, qualidades e valor similar ou mais baixo, a especialista explica que, “somente as marcas que souberem capturar o coração e vender significado conseguirão um lugar de destaque na mente do cliente, fazendo-os escolherem-na como a sua primeira e melhor opção.”

Clientes encantados tornam-se embaixadores da marca, defendendo-a, divulgando-a e persuadindo as pessoas que ama a fazerem parte da sua tribo. Elas são os maiores ativos de uma marca.

Atenciosamente,
Karlanny Farias

Assessoria de Imprensa