Parceria entre Secretaria de Educação e Central Qualitopama promove capacitação sobre saúde nas escolas

Cerca de 80 professores e coordenadores pedagógicos do município participam de diálogos.

Parceria entre Secretaria de Educação e Central Qualitopama promove capacitação sobre saúde nas escolas

 O curso com duração de 24 horas, ocorreu nesta quarta-feira (21), no Anfiteatro José de Ribamar Fiquene (Foto: Letícia Holanda)

No intuito de fomentar orientações de saúde nas escolas, o Projeto Central de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa (Rede TOPAMA), realizam formação “Desenvolver aprendizagens colaborativas e interativas em Educação e Saúde, no âmbito da educação básica”, para professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O curso com duração de 24 horas, ocorreu nesta quarta-feira (21), no Anfiteatro José de Ribamar Fiquene. O projeto ofertou oficinas ministradas por professores especialistas em ações de aprendizado alinhado à saúde, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Cerca de 80 professores e coordenadores pedagógicos do município participam da oficina.

O secretário adjunto de Educação, Domingos Bandeira, esteve na mesa de abertura, e destacou a relevância social do curso. “Oportunidade de sensibilizar professores da importância da educação e saúde, e assim, aplicar orientações seguras para equipe escolar e comunidade sobre saúde e bem-estar”, afirmou.

O coordenador do projeto, Paulo Fernando Martins, comentou que o curso visa orientar os servidores da educação do município, para desenvolverem atividades pedagógicas nas escolas no âmbito da saúde.  “Estamos motivados com a parceria consolidada em torno do direito a saúde na educação, além dos professores receberem informações e compreenderem melhor dinâmicas para repassar aos alunos e comunidade questões de saúde coletiva”, destaca. 

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Enoque Alves, Maria Marta Barros, afirmou que o projeto é oportuno para ser trabalhado, a partir da realidade dos alunos. “A formação permitiu que tenhamos mais conhecimento, e assim, as intervenções serão feitas por meio de atividades pedagógicas, aos cuidados da saúde dos alunos, alinhado ao banho, escovar, alimentação e demais questões de saúde”, finaliza.