Seis quadrilhas das escolas do município competiram na segunda noite de evento.
As vencedoras, a Escola Municipal Dom Pedro I e Escola Municipal Ipiranga, participarão em 2024 da edição do Arraiá da Mira (Foto: Edmara Silva)
Na última noite de festa do Arraiá da Educação, realizado pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na quinta-feira (29), a Escola Municipal Ipiranga garantiu o título de campeã da festa, com o espetáculo “Maria da Penha: uma história de amor e resistência no São João”. O 2º lugar foi para a Escola Municipal Paulo Freire e o tema “Monteiro Lobato”; e a Junina da Escola Municipal José de Alencar garantiu o 3º lugar com a apresentação “Cordel Encantado”.
Um grande público prestigiou o evento, que contou com seis apresentações das escolas municipais inscritas na competição. A Escola Municipal Tomé de Sousa abordou o tema “Ubuntu: viva o Brasil Multicultural”; a Escola Municipal Moreira Neto garantiu a narrativa da quadrilha raiz e o movimento do carimbo; além da Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa apresentar o “Respeite o São João do Meu Maranhão”.
O secretário de Educação, José Antonio Pereira, garantiu que 2024 terá mais Arraiá da Educação. “Já estamos na expectativa para o São João da rede de ensino do ano que vem, pois vemos a total dedicação de cada junina e dos nossos estudantes para o evento. É o momento de mostrar a cultura popular, os ritmos e o trabalho realizado pelas unidades de ensino nas apresentações das quadrilhas”.
Durante dois dias de evento, nove quadrilhas das unidades de ensino do município competiram. Além disso, houve ainda as apresentações especiais das escolas municipais Madalena de Canossa, Santos Dumont e Morada do Sol. Todas as quadrilhas receberam certificados de participação. A quadrilha da Escola Municipal Morada do Sol, uma das vencedoras de 2022, finalizou as apresentações do segundo dia com o tema “Viva! Vida! Infância! Lugar de criança é na escola”.
A gestora da Escola Municipal Ipiranga, Solange Mota, comentou que o título veio graça aos preparativos e a total atenção para os detalhes da apresentação da junina. “É a primeira vez que estamos participando do São João da rede de ensino, tivemos uma organização com bastante treinos, pensando na temática que iríamos trabalhar. É gratificante a primeira participação e já conquistarmos a vitória”, finalizou.
As campeãs, a Escola Municipal Dom Pedro I e Escola Municipal Ipiranga, participarão em 2024 da edição do Arraiá da Mira.