O evento deu o ponta pé inicial para mais uma edição da feira agropecuária.
Foi realizado neste sábado (08) mais uma edição da maior feira agropecuária da região. Tradição na cidade, a 53ª Expoimp tem seu início com dezenas de cavalheiros e amazonas que se reuniram, as 9h da manhã, na Praça da Cultura, para o início da esperada cavalgada de Imperatriz.
Trajeto – Neste ano, a concentração aconteceu na Rua Coronel Manoel Bandeira, e de lá, as comitivas sairam em ordem, percorrendo as principais ruas da cidade – Luís Domingues, Amazonas, Avenida Getúlio Vargas e BR-010 – até finalizar no Parque de Exposições. O evento contou com diversas empresas parceiras, que premiaram as comitivas mais organizadas e animadas; dentre elas a comitiva do criador da cavalgada, o empresário, João Barbudo. “Me sinto feliz em poder está participando desse importante evento com meus amigos e apoiadores, pois é um evento tradicional, e que tive a ideia de criar a 30 anos atrás. Coloquei nossa comitiva para participar, e vi que a recepção foi calorosa, muito animadora. Por fim, espero que essa ediçao da Expoimp seja a melhor de todos os tempo; no que estiver ao meu alcance, irei colaborar para que isso aconteça”. Explanou o empresário, agropecuarísta e criador da cavalgada, João Barbudo.
O coordenador do evento, William Cambuim, explica como o processo foi realizado este ano, com foco principal na organização. ‘’No momento em que a inscrição é feita, a pessoa recebe o número correspondente à sua comitiva, e esse número vai ordenar a formação da cavalgada. A organização das comitivas é o que faz a beleza no evento, e a ideia é fazer um evento maior e cada vez mais organizado’’, pontua.
Em 2022, mais de 1.200 animais foram inscritos e a estimativa para esta edição superou a do ano passado com mais de 3 mil inscrições. ‘’Neste ano, buscamos aumentar o número de desembarcadores para facilitar a logística, pois com aumento do número de animais inscritos em relação ao ano passado, é preciso um desembarque mais ágil para que as comitivas se formem. Outra novidade foi a formação de corredores na Rua Coronel Manoel Bandeira. A concentração continua na Praça da Cultura, porém antes as comitivas deverão ir para o local de desembarque para saírem de forma ordenada’’, acrescenta o coordenador.
As regras adotadas nas outras edições da cavalgada também seguem as mesmas: é proibido tendas e barracas no trecho da Avenida Getúlio Vargas, a partir da Praça Brasil. A exemplo das outras opções, será cumprida a lei municipal n° 850/97 que determina em seu artigo 44 que é proibida a obstrução de passeio público e via pública, inclusive de tendas. Para quem optar por veículo de tração animal, é importante ressaltar que cada carroça só poderá transportar 3 pessoas, além do condutor, que também será responsabilizado em caso de maus tratos aos animais. A permanência de carroças é proibida nas proximidades da BR-010 e suas marginais.
Para garantir a segurança de todos que participam do evento, a cavalgada conta com o apoio de diversos órgãos públicos, como a Setran, Polícia Rodoviária Federal, Cavalaria Municipal, Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros. Além disso, pensando também na proteção e integridade de crianças e adolescentes, serão fiscalizados quaisquer tipos de infrações, desde a venda e entrega de bebidas para menores a abusos de qualquer natureza.
Premiação – As comitivas foram avaliadas por juízes técnicos, que levarão em consideração a organização de cada equipe de um modo geral. Para a comitiva que ganhou o 1° lugar, o prêmio será uma Moto Honda Bros 0km. O 2° lugar, por sua vez, garante uma Moto Honda Pop 0km. Já o 3º lugar leva pra casa o prêmio de R$5 mil reais.