Segue a edição do J&Cia com o noticiário da semana, que você recebe por cortesia de Bayer, Gerdau, Samsung, Telefonica | Vivo e XP Inc.
Ela destaca que a Abraji divulgou os dados do relatório Silenciando o mensageiro: os impactos da violência política contra jornalistas no Brasil, que mostra como a radicalização do cenário político tem afetado a situação da liberdade de imprensa e da atividade jornalística no País. Pela primeira vez desde o início do monitoramento, promovido desde 2019, o número de “Agressões e ataques” ultrapassou o de “Discursos estigmatizantes”.
De acordo com a pesquisa, as agressões graves a jornalistas cresceram 34,2% entre 1º de janeiro e 15 de maio de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A invasão dos Três Poderes, em 8 de janeiro, foi diretamente responsável por esse agravamento, com 15,5% dos casos ocorrendo nesse único dia.
O Hospital Israelita Albert Einstein acaba de lançar uma nova plataforma de comunicação científica para conectar a pesquisa do Brasil e de outras partes do mundo: o Science Arena. É, como diz a diretora de comunicação da instituição e da própria plataforma, Débora Pratali, “uma iniciativa que tem como força motriz o jornalismo a favor da ciência aberta”.
No texto de apresentação, o Science Arena explica que “mais do que apresentar descobertas, o objetivo é abrir possibilidades de diálogo dentro da comunidade de pesquisadores e trazer contexto às notícias”. E assegura: “Acreditamos que o jornalismo pode contribuir para o debate científico ao promover articulações entre múltiplos atores do sistema de ciência e tecnologia, intermediar o fluxo de informações relevantes e induzir a circulação de ideias”.
Boa leitura!