‘Diário da Manhã’ destaca ações da Alema no primeiro semestre e retomada dos trabalhos

Diretor-geral da Mesa Diretora da Assembleia, Bráulio Martins, conversou com o jornalista Ronald Segundo

Agência Assembleia

O diretor-geral da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), Bráulio Martins, em conversa no programa ‘Diário da Manhã’ desta segunda-feira (31), na Rádio Assembleia (96,9 FM), destacou o balanço das ações da Casa no primeiro semestre e a retomada dos trabalhos, a partir desta terça-feira (1º).

“Foi um semestre muito produtivo, com os deputados debatendo, ouvindo a sociedade, seus eleitores, e isso se transformou em proposições. Agora, no retorno dos trabalhos legislativos, a orientação da presidente, deputada Iracema Vale (PSB), é para cada vez mais integrar a população ao processo legislativo”, ressaltou.

Ao apresentador, jornalista Ronald Segundo, o diretor-geral detalhou que o Relatório Quantitativo e Situacional de Atividades Legislativas é referente ao primeiro semestre de 2023, englobando o período de 2 de fevereiro a 13 de julho.

De acordo com o documento, foram realizadas 57 sessões ordinárias e 5 extraordinárias; e apresentadas 3.719 proposições, entre Projetos de Lei Ordinária, indicações, requerimentos, moções, Propostas de Emenda Constitucional (PEC), Projetos de Resolução Legislativa e Projetos de Decreto Legislativo.

Segundo Bráulio Martins, o documento teve o objetivo de fornecer informações sobre a quantidade de proposições e a situação de cada uma, em análise de conjuntos definidos por proponente e por tipo de proposição, mostrando que nesse período também foram realizadas diversas reuniões deliberativas, audiências públicas e visitas, além de apreciação de proposições nas comissões técnicas.

O diretor-geral da Mesa Diretora enumerou, ainda, que quatro Frentes Parlamentares foram instaladas no período e estão em andamento na Casa, sendo elas a Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Maranhão, Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, do Desenvolvimento Rural Sustentável, da Agroecologia e da Regularização Fundiária, Frente Parlamentar para Estudo, Diagnóstico e Melhoria do Saneamento Básico no Maranhão e a Frente Parlamentar de Combate à Pobreza.