A programação segue até dia 29 de setembro com ações literárias e artísticas nas escolas.
Evento contou com diversas apresentações. (Foto: Sara Ribeiro)
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), junto com a Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho e do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (Siadi), abriu a Semana Municipal do Surdo, com o tema “Itinerário Literatura Surda”. Abertura ocorreu nesta segunda-feira (25), na praça da Bíblia.
O público prestigiou os alunos e professores com apresentações culturais e artísticas, bem como danças, jogral em Libras, literatura surda por meio da história da Rapunzel surda, podcast surdo, performances musicais, contação de piadas e declamação de poemas.
A Semana do Surdo ocorre de 25 a 29 de setembro, com diversas atividades nas escolas, com o objetivo de fomentar políticas de inclusão da comunidade surda na sociedade e ambiente escolar.
Para o secretário de Educação, José Antonio Pereira, é mais uma ação desenvolvida na rede municipal de ensino para dar visibilidade às práticas de inclusão. “Estamos sempre reforçando o direito das pessoas com deficiências, de ocuparem dos espaços, de enfrentar o capacitismo. Por isso, incluímos várias atividades no calendário letivo para reforçar as práticas de educação inclusiva”, comentou.
A gestora da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho, Elisandra Lima, frisa que a iniciativa tem o intuito de mostrar às habilidades e os projetos desenvolvidos pelos mais de 40 estudantes atendidos na rede de ensino . “A novidade desse ano é que todas as escolas vão parar as atividades de sala de aula, pois foi calendarizado a Semana do Surdo, para falarmos sobre a valorização da língua, a cultura e a identidade surda”.
Janete Silva Santos, mãe de aluna, relata que a comunidade surda precisa ter voz e espaço, e essa sensibilização é feita por meio das escolas. “É muito significativo ver a causa surda sendo discutida, pois o surdo precisa ser integrado ao convívio social. Hoje, acompanhando minha filha numa apresentação musical, percebo que todos têm direito a aprendizagem e conviverem em todos os ambientes”.
Toda programação será desenvolvida por meio do itinerário visitas com ações pedagógicas nas escolas proporcionando momentos artísticos e literários numa interação entre surdos e ouvintes.
O 26 de setembro celebra o Dia do Surdo, e as ações inclusivas são efetivadas na rede municipal de ensino, junto com o Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (Siadi) que oferta cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Sistema de escrita Braile. Além disso, a Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira atende pessoas surdas e com deficiências múltiplas, desde o segmento da Educação Infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA).