Atividades seguem até hoje (29), com apresentações e brincadeiras.
Ação contempla as escolas Afonso Pena, Moreira Neto, Dom Pedro I, Tomé de Sousa, Marcionilia Gomes Soares, Nossa Senhora da Conceição e Vital Brazil (Foto: Letícia Holanda)
Promovido pelo grupo Komedi, por meio do Banco CNH Industrial Mutum, com apoio da Secretaria Especial da Cultura e Ministério de Educação, o projeto Fábrica de Teatro é realizado em várias regiões do Brasil e contemplou sete escolas da zona rural, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A iniciativa ocorre entre os dias 26 a 29 de setembro, com caravana de atores percorrendo as escolas municipais Afonso Pena, Moreira Neto, Dom Pedro I, Tomé de Sousa, Marcionilia Gomes Soares, Nossa Senhora da Conceição e Vital Brazil.
Com cenário móvel, todos os adereços teatrais e figurinos são levados à escola contemplada para a condução dos atores com as peças e brincadeiras, encantando as crianças e adolescentes.
Na quinta-feira (28), foi a vez dos professores e alunos da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, na Vila Conceição, receberem a companhia.
O secretário de Educação, José Antonio Pereira, destaca que “por meio de uma parceria entre instituições, a rede municipal é contemplada com um projeto que fomenta a cultura e a arte nas ações pedagógicas das escolas do município”.
O coordenador do projeto, Gabriel Augusto Carlos, destacou que o projeto trabalha com ações lúdicas e permite aguçar a imaginação das crianças para as histórias e brincadeiras infantis, dando vida ao teatro. “Nosso objetivo é aproximar o teatro do convívio das crianças, trabalhar a criatividade, permitindo que eles vivam aventuras por meio do teatro”, ponderou.
A coordenadora pedagógica da Escola Nossa Senhora da Conceição, Vilma Almeida Silva, destacou que é a valorização da cultura no ambiente escolar. “Estamos recebendo uma ação importante, pois os alunos vivem experiências com a arte, teatro, no geral, com a cultura. Vimos a empolgação e o interesse das crianças com o momento”, afirmou.