Realizada na manhã desta terça-feira (03), a Audiência Pública na Câmara Municipal de Imperatriz, como parte da programação das ações itinerantes da Justiça Eleitoral na cidade, que buscam juntos com partidos políticos e sociedade civil soluções para aumentar o número de eleitores no município, com a meta de 200 mil títulos regularizados, conscientizando principalmente os jovens para as próximas eleições em 2024. Essa marca é importante, pois permite a realização de um segundo turno na votação para prefeito.
Durante a audiência foram discutidas questões relacionadas à expansão da participação eleitoral na cidade. O evento faz parte das ações itinerantes da Justiça Eleitoral, coordenadas pelo desembargador José Luiz de Almeida (presidente do TER-MA) e pelo corregedor José Gonçalo (corregedor e vice-presidente do TER-MA), junto com os demais membros da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.
O desembargador José Luiz de Almeida afirmou que atualmente a cidade de Imperatriz tem 184.792 eleitores, e que a campanha também irá focar no voto jovem. “Um posto de biometria será instalado na Câmara Municipal. O presidente Alberto já disponibilizou o local e um servidor que será treinado pelo cartório eleitoral”, declarouo desembarga
A ampliação do número de eleitores é uma forma de fortalecer a democracia e garantir uma representação mais justa e plural na cidade. A participação de todos os envolvidos na Audiência Pública é fundamental para se encontrarem estratégias que viabilizem o aumento da participação eleitoral em Imperatriz.
Além disso, a Justiça Eleitoral tem o papel de informar e conscientizar a população sobre a importância do voto, incentivando a participação ativa dos cidadãos nos processos eleitorais. As ações itinerantes são uma iniciativa para aproximar a Justiça Eleitoral dos eleitores e buscar soluções conjuntas para os desafios enfrentados.
Além dos vereadores presentes, participaram também os membros da Corte Eleitoral, Juiz Federal Lino Osvaldo Serra Sousa Segundo, Juiz André Bogéa Pereira Santos, Juiz Ângelo Antônio Alencar dos Santos (Ouvidor Eleitoral), Juíza Camilla Rose Ewerton Ferro Ramos, Diretor-Geral Mário Lobão, jurista Amanda Almeida Waquim (Ouvidora da Mulher), jurista Antônio Pontes de Aguiar Filho, Juiz Marcelo Silva Moreira (Auxiliar da Presidência do TRE-MA), Juiz Júlio César Lima Praseres (Auxiliar da Corregedoria do TRE-MA), Hilton Araújo Melo (Ministério Público Eleitoral), promotor Pablo Bogéa (Auxiliar da Procuradoria Regional Eleitoral do Maranhão), juiz Delvan Tavares Oliveira, juiz Adolfo Pires da Fonseca Neto, juiz Elison Santos (2ª Vara Criminal), promotor Nilton Belo (Ministério Público), Dr. Paulo Vital (juizado criminal). Registramos também a participação do pastor José Alves, representando o Pastor Raul Cavalcante e representantes da igreja católica, instituições de ensino superior e sociedade em geral.
ASCOM / Foto: Ana Karla