O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) apresentou um pedido de impeachment contra o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. O pedido foi protocolado na Procuradoria-Geral da República (PGR).
No documento, o deputado acusa o ministro de crime de responsabilidade devido à sua ausência não justificada na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.
Bilynskyj declarou:
“Tendo em vista que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, deixou de comparecer à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, resta configurada a prática de crime de responsabilidade, nos termos dos arts. 13, 3, da Lei nº 1.079/50 e 50, da Constituição Federal.”
Flávio Dino havia sido alvo de 19 requerimentos e convocado pelo colegiado para prestar esclarecimentos sobre uma série de questões, principalmente sobre as imagens de 8 de janeiro que “sumiram”.
Sua justificativa para não comparecer à comissão foi baseada na necessidade de atender a “providências administrativas inadiáveis”.
Segundo o deputado Bilynskyj, o ministro está desrespeitando o Congresso Nacional e se recusando a fornecer os esclarecimentos solicitados. Ele afirmou:
“Vimos hoje uma medida muito além do desrespeito ao Congresso Nacional e ao povo brasileiro por nós representado. Vimos um crime de responsabilidade de um ministro que se recusa a explicar a péssima avaliação da pasta nas últimas pesquisas.”