No dia 17 de novembro serão realizadas as eleições à presidência do CREA-MA e demais dirigentes do Sistema CONFEA/CREA e MÚTUA, e os profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências já estão sendo mobilizados para o pleito, que será on-line.
Devido à sua grande importância, o CREA-MA virou o objeto de desejo de um grupo, que não quer largar o “osso” e monopoliza a direção da entidade há vários anos, atuando somente por seus interesses e nada fazendo para melhorar a prestação de serviços e trazer avanços para os profissionais registrados no Conselho.
Pelo contrário: o candidato do grupo, Wesley Costa, que é superintendente de Fiscalização, mais conhecido como “O Coletor de Impostos” – igual aqueles do tempo do Império – conta com o total apoio da turma que controla o CREA-MA; a qual já lançou suas “garras” para as próximas eleições.
O grupo está sob o controle do engenheiro mecânico Cleudson Anchieta (aquele da ART do Parque de Diversões, e que se diz primo do deputado federal Márcio Jerry, e do atual presidente do Conselho, Luís Plecio), vem atuando para perpetuar o controle da entidade, o que não agrada em nada as categorias devido à forma predadora de gestão, focada apenas em arrecadação, por meio de fiscalizações baseadas em multas (lembram do “Coletor de Impostos”?), sem proporcionar nenhum benefício aos profissionais e à sociedade, trabalhando sempre em causa própria.
Sob o comando de Cleudson e Luis Plecio, vale tudo para garantir a eleição do candidato Wesley Costa, o grande responsável por aumentar a arrecadação do CREA-MA, através de multas, para garantir a caixinha.
A busca desesperada pela eleição do “coletor de impostos” Wesley Costa vale tudo! Até mesmo utilizar a estrutura do Conselho para persuadir e cooptar apoiadores, bancando viagens milionárias para visitar as maiores cidades do Estado, onde, estranhamente, quase nenhum deles foi visto até hoje.
É chegada a hora dos engenheiros lutarem por aquilo que lhes pertence e, através do voto on-line, escolherem um novo futuro para o CREA-MA.
A disputa conta ainda com mais 3 candidatos: o engenheiro eletricista Rogério Moreira Lima, vice-presidente do CREA-MA em 2022; e Patrickson Santos, engenheiro eletricista e vice-presidente licenciado do CREA-MA neste ano. O quarto candidato é o engenheiro civil, empresário e presidente licenciado do Clube de Engenharia do Maranhão, Emanuel Miguez.
O que se vê é que a arapuca está armada e os Engenheiros, Agrônomos e Geocientistas não imaginam o que os espera, caso o grupo permaneça no comando do CREA-MA.
A sorte está lançada! Qual será o futuro do CREA-MA?