Iniciativa atende cerca de 40 estudantes.
“O Som do Silêncio” visa ensinar música, percepção rítmica e melodia por meio de técnicas de visualização e sensoriais para crianças com deficiência auditiva (Foto: Assessoria)
Para fomentar a inclusão no ambiente do ensino, a Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho desenvolve projeto “O Som do Silêncio”. Com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a iniciativa atende 40 alunos surdos, com o objetivo de ensinar música, percepção rítmica e melodia por meio da visão.
Com quatro anos de existência, criado em 2019, o projeto musical proporciona aos estudantes aulas com metodologias próprias, com utilização de instrumentos, como violão, cajon, xilofone, metalofone cromático, carrilhão, dentre outros. O grupo já fez apresentações em espaços públicos, bem como nos shoppings da cidade, praças e em eventos da escola.
De acordo com o secretário de Educação, José Antonio Pereira, as escolas precisam desenvolver projetos que garantam ações pedagógicas que envolvam a inclusão dos alunos. “A rede de ensino tem trabalho nas escolas com práticas inclusivas, além disso, saímos na frente, com a iniciativa de levar a educação musical para crianças surdas”, afirma.
São por meio de técnicas utilizadas a partir das vibrações sonoras, orientações de luminárias e interpretações de partituras pela Língua Brasileira de Sinais (Libras), que os alunos assimilam e conseguem tocar em apresentações musicais.
O professor de música Marck Johnnes Oliveira destaca: “A criança surda é sensível à música independe de sua perda auditiva, por isso essa sensibilidade precisa ser estimulada. O projeto contribui para formação, desenvolvimento da cognição e interação dos nossos alunos por meio da musicalização”.