Goalball será praticado no paradesporto escolar da rede municipal de ensino

Modalidade íntegra o projeto Jogada Nota 10.

Goalball será praticado no paradesporto escolar da rede municipal de ensino

 Secretário de Educação, José Antônio, em visita aos alunos, momento em que entregou material esportivo para as duas categorias. (Foto: Sara Ribeiro)

Investir no paradesporto escolar é uma realidade na Educação Municipal. Na última terça-feira, 24, o projeto Jogada Nota 10 apresentou mais uma modalidade que fará parte das práticas esportivas dos para-atletas do município. 

Com investimentos no atletismo e na bocha consagrando diversos talentos, agora o desporto escolar contará com goalball. Durante o anúncio, o secretário de Educação, José Antonio Pereira, também entregou materiais esportivos para as duas categorias. 

“Nosso secretário não mede esforços para suprir com as necessidades da rede municipal e para inovar também. A gente é que cresce enquanto ser humano, esportista, no pedagógico e em fazer inclusão de verdade”, observa o coordenador de Educação Física, Sandro Medeiros. 

Com novos alunos integrados ao paradesporto, o secretário de Educação, José Antonio Pereira, reforçou que, com a nova modalidade, muitos outros títulos sejam conquistados. “É um esporte novo, que a gente espera que seja abraçado pelos alunos. Além de proporcionar uma integração com os alunos, fomenta princípios de respeito, inclusão e pertencimento”. 

Keila Pereira da Silva, mãe de aluno, reforça que os projetos do ensino municipal têm sido providenciais para suprir as necessidades dos alunos com deficiências. “Pra mim está sendo coisa de Deus, algo maravilhoso. Além do suporte na escola, agora o Samuel estará incluído em um esporte”.

Bocha

A bocha é uma modalidade direcionada para a pessoa com deficiência física, que exige concentração e habilidade dos jogadores. O jogo consiste em um conjunto de seis bolas azuis, seis bolas vermelhas e uma bola branca (bola alvo). A quadra deverá ser lisa e plana como o piso de um ginásio em madeira ou sintético.

Goalball

É um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva. Exige-se silêncio no local da partida, pois é praticado com uma bola que tem um guizo em seu interior para produzir sons. Assim, os jogadores podem se orientar durante a partida, visto que é direcionado para cegos em vários níveis.