Alema adere à campanha #MeninasOcupam da Plan Internacional e recebe jovem deputada por um dia

A adolescente Emanuely vivenciou a experiência de ser parlamentar por um dia. Nesse contexto, ela assumiu, simbolicamente, o cargo de deputada estadual e presidente da Assembleia Legislativa

Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão recebeu, nesta terça-feira (31), a adolescente Emanuely, 14 anos, que assumiu por um dia, simbolicamente, o cargo de deputada estadual e presidente da Alema. A experiência é uma iniciativa da campanha global “Acelere o Relógio da Igualdade #MeninasOcupam”, da Plan International, em celebração ao ‘Dia Internacional da Menina’, comemorado mundialmente em 11 de outubro.  

A Plan é uma organização humanitária não governamental e sem fins lucrativos, que promove os direitos das crianças e a igualdade para as meninas. A campanha tem como objetivo colocar em pauta os direitos das meninas, destacando seus potenciais e a importância da igualdade de gênero. 

A jovem Emanuely, que é moradora da Vila Maranhão, vivenciou a experiência de ser parlamentar por um dia. Nesse contexto, ela assumiu, simbolicamente, o cargo de deputada estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, no lugar da presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB).

Na ocasião, além de conhecer as dependências do Parlamento Estadual, incluindo a presidência e os gabinetes, para entender os fluxos de funcionamento, Emanuely também discursou na tribuna do Plenário Nagib Haickel, interagiu com os demais parlamentares e pôde acompanhar de perto a rotina de uma sessão plenária. A menina também fez visita ao Complexo de Comunicação da Alema, onde foi recebida pela diretora Jacqueline Heluy e demais servidores do setor.

“Eu me sinto muito feliz em estar aqui. É uma experiência muito importante de empoderamento. Nós, meninas e mulheres, temos que ocupar os espaços e continuar lutando por mais conquistas. Eu tenho o sonho de ser dançarina, mas quem sabe daqui a alguns anos eu não volte aqui para ocupar o meu espaço como deputada estadual também”, disse Emanuely.