justiça eleitoral estará à disposição ao público na Câmara Municipal de Imperatriz de segunda-feira a sexta-feira, nos horários das 8h00 às 13h00, e das 14h00 às 18h. A campanha dos 200 mil títulos de eleitores, promovida pelo TRE e Câmara Municipal, se intensificou nos últimos dias para alcançar aqueles cidadãos que desejam regularizar seus títulos, e para estes que desejam tirar o título de eleitor para o próximo pleito.
A ação conjunta dos órgãos públicos tem como meta alcançar a marca expressiva de 200 mil títulos de eleitores, para realização de um segundo turno nas eleições municipais de 2024 em Imperatriz. Cabe ressaltar que as eleições diretas são o ápice da democracia e garantem o pleno direito de cidadania de cada eleitor. Assim sendo, um segundo turno no município garante eleições igualitárias onde a maioria absoluta da população elege o novo administrador do município nos próximos 4 anos, e seus representantes eleitos.
Atualmente, o município conta com cerca de 186 mil eleitores ativos, e visa não somente os eleitores que ainda não possuem títulos, mas todos com idade a direito a voto, e todos aqueles com pendências na justiça eleitoral, e também aqueles que votam em municípios vizinhos, mas residem em Imperatriz. Os trabalhos dos órgãos públicos e autoridades é para que o número de 200 mil títulos seja alcançado até o final do ano.
O prazo para regularização, atualizações de cadastro e emissão de títulos vai até o dia 08 de maio de 2024. É importante dizer que o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos, sendo facultativo para os jovens entre 16 e 17 anos. Ademais, adolescentes de 15 anos que completam 16 anos até as eleições de 06 de outubro de 2024 podem requerer o título de eleitor.
Por Wallisson Santos
Imagens: Ana Karla