Comissão de Educação discute proposta orçamentária da Uema para exercício de 2024

Segundo o presidente da Comissão, deputado Ricardo Arruda, a Alema está ampliando debate sobre o ensino superior, como forma de contribuir para a melhoria e expansão da Uema

Agência Assembleia

Os integrantes da Comissão de Educação, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia reuniram-se, na manhã desta quarta-feira (8), com o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, professor Walter Canales Sant’Ana. Na ocasião, o gestor fez um relato sobre as reivindicações de implementação e melhoria da dotação orçamentária da Uema para o exercício de 2024.

Ao abrir a reunião, realizada na Sala das Comissões, o presidente da Comissão de Educação, deputado Ricardo Arruda (MDB), explicou que a Assembleia Legislativa está ampliando a agenda de discussões sobre os desafios do ensino superior, como forma de contribuir para a melhoria e expansão da Uema em todas as regiões do estado.

O reitor Walter Canales Sant’Ana entregou aos membros da Comissão de Educação um documento com a proposta orçamentária da Uema para 2024 e cópias da “Carta de Mossoró”, com reivindicações que foram formuladas ao final do 1º Fórum de Extensão da Associação Brasileira das Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, realizado em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

O deputado Ricardo Arruda declarou que a reunião desta quarta-feira foi bastante produtiva. Ele explicou que a proposta orçamentária da Uema será tratada junto à Secretaria de Estado de Planejamento e à Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa.

“Nós tivemos a oportunidade de discutir agora várias pautas positivas que buscam reforçar a autonomia universitária, que buscam melhorar as condições das universidades públicas. De modo que essas pausas também vão ser internalizadas na Comissão de Educação”, afirmou Ricardo Arruda.

Explanação

A reunião contou também com a participação do vice-reitor da Uema, Paulo Henrique Aragão Catunda, de pró-reitores e outras autoridades acadêmicas, que fizeram uma ampla explanação sobre a atual situação administrativa, financeira e patrimonial da Universidade Estadual do Maranhão.

Em sua fala, o reitor Walter Canales Sant’Ana discorreu sobre a ampliação de cursos, a implementação de programas especiais e a melhoria das condições da Uema, para atender às demandas dos estudantes e professores. Ele enfatizou que a pós-graduação e a pesquisa estão sendo impulsionadas na Universidade, como forma de contribuir com o Governo do Estado na geração de empregos e riquezas.

Ao final da reunião, que teve a participação e a fala dos demais membros da administração superior da Uema, também foi abordada a greve dos professores da instituição, deflagrada no dia 24 de agosto passado.

Além do deputado Ricardo Arruda, a reunião contou também com a presença do líder do Governo na Assembleia, deputado Rafael (PSB), e dos deputados Júlio Mendonça (PCdoB) e Leandro Bello (Podemos).

Celebração

Os membros da administração superior da Uema entregaram aos deputados os convites para a solenidade de comemoração dos 25 anos do sistema de Educação a Distância da instituição. O objetivo dessa iniciativa é reconhecer e celebrar os momentos vivenciados por estudantes, professores, ex-alunos, tutores e colaboradores ao longo de sua trajetória na Educação a Distância oferecida pela Uema. As festividades comemorativas dos 25 anos do UemaNet deverão acontecer em São Luís no próximo dia 7 de dezembro.

Durante a reunião, o reitor Walter Canales informou que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), aprovou a implantação na Uema do doutorado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço. Segundo ele, este é o sexto doutorado da Uema e o primeiro da área no Maranhão.

Canales explicou que, com vagas a serem ofertadas a partir de 2024, o doutorado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço contará com duas linhas de pesquisa: Dinâmica da Natureza e Conservação e Dinâmicas Socioterritorias, Modernizações e Desigualdades. Para Walter Canales, este é mais um passo importante para fortalecer a ciência no Maranhão.

“Recebemos com grande satisfação a notícia de mais esse curso de doutorado da Uema. Assim, a universidade dá passos seguros para formar uma verdadeira instituição de pesquisa. O Maranhão precisa de doutores e o Brasil de ciência”, celebrou o reitor.

Ele ressaltou que a Universidade Estadual do Maranhão tem vivenciado, nos últimos anos, uma expansão em seus programas de pós-graduação. “Este é o sexto doutorado da Uema. Nós continuamos vivendo essa expansão da pós-graduação stricto sensu na nossa instituição. Esse é o resultado de um trabalho de longo prazo, que teve início na gestão anterior da professora Rita Seabra, que levou o programa a alcançar a nota 4. Assim, este ano, o programa pode pleitear o doutorado e conseguir essa aprovação”, explicou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche.

A reunião da Comissão de Educação teve também a presença da pró-reitora de Graduação, Mônica Piccolo Almeida Chaves, da pró-reitora de Infraestrutura, Maria Teresinha de Medeiros Coelho; do coordenador do ProfiTec, professor Lúcio Flávio; da coordenadora de Ensino, Goreth Carvalho; da coordenadora do Núcleo de Tecnologia de Educação, Lígia Tchaika; e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço, professor Luiz Carlos Araújo dos Santos.