Vinícius Carneiro afirmou que entre as mais predominantes no segmento estão anemia falciforme, diabetes, hipertensão arterial, depressão e ansiedade
Agência Assembleia
O programa ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (27), na TV Assembleia, destacou entrevista com o médico Vinícius Carneiro, que falou sobre o Novembro Negro, com foco na saúde da população negra.
Vinícius Carneiro, que é médico da Família do programa ‘Mais Médicos’ relatou que entre as doenças mais predominantes entre a população negra de baixa renda estão anemia falciforme, diabetes, hipertensão arterial, depressão e ansiedade, com um aumento significativo pós pandemia.
O médico reforçou, ainda, que o racismo ainda é o principal fator a desencadear a depressão e ansiedade na população negra.
“Essa necessidade de ficar dentro de casa por conta da Covid-19 acabou fazendo com que a população se tornasse ou ficasse com sintomas depressivos e ansiosos, sobretudo, a população negra porque teve que sair para trabalhar e retornar correndo o risco de trazer a doença para dentro de casa”, detalhou.
Sobre as outras doenças que mais atingem esse segmento de população, o médico afirmou, também, estarem relacionadas a questões sociais, como a má ou ausência de alimentação adequada e a falta de prática de atividades físicas, que são pontos fundamentais para a prevenção da hipertensão e diabetes.
O programa ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).