Mais de mil alunos das escolas municipais participam do Concurso de Redação e Reels

Vencedores receberam prêmios, medalhas e certificados de menção honrosa.

Mais de mil alunos das escolas municipais participam do Concurso de Redação e Reels

 Tema foi sobre “Prevenção à violência contra a mulher” (Foto: Letícia Holanda)

A partir do tema “Prevenção à violência contra a mulher”, seis alunos da rede municipal de ensino foram os grandes vencedores do Concurso de Redação e Vídeos Reels, promovido pelo Ministério Público em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Mermãs Digitais e a Academia Imperatrizense de Letras (AIL). Solenidade de premiação ocorreu na quinta-feira (30), no Anfiteatro José de Ribamar Fiquene.

Os vencedores garantiram o 1º, 2º e 3º lugar na competição, levando a premiação de um celular, um kindle e bolsa de estudos de inglês, respectivamente. Ainda, foram entregues as medalhas e certificados de menção honrosa para 117 estudantes finalistas.

De acordo com o Ministério Público, 1.078 alunos do 8º ano da rede municipal de ensino participaram do concurso. Todo o processo de inscrição e submissão das redações e vídeos foram realizadas de forma online.

Os estudantes vitoriosos na categoria redação são das escolas municipais: Eliza Nunes, Marechal Rondon e Darcy Ribeiro. Nos vídeos reels, o 1º lugar foi para Escola Municipal Paulo Freire, e o 2º e 3º lugares, ambos para a Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição.

A secretária adjunta de ensino, Raibeth Fernandes, garante que a parceria entre instituições e o projeto veio para somar com as reflexões da temática e o aprimoramento da aprendizagem dos alunos. “A Secretaria de Educação, por meio do secretário José Antonio, junto com o Ministério Público e Academia Imperatrizense de Letras foram felizes com o projeto, pois precisamos trabalhar com esse tema da importância das mulheres nos ambientes sociais e na luta contra a violência, também proporcionando para os estudantes esse momento de refletir, por meio da leitura e escrita”, destaca.

A promotora de justiça, Gabriele Gadelha, frisou que o projeto gerou bons resultados. “Ao longo de 30 dias fizemos todo o processo de inscrição e avaliação das produções dos alunos, verificando a bagagem de conhecimento que esses participantes traziam ao longo do tempo nas escolas. Tivemos uma mobilização muito grande dos gestores, professores e técnicos da rede de ensino e conseguimos um quantitativo alto de participação desses estudantes no concurso”, observa.

O vencedor dos Vídeos Reels, Endry Havi Cardoso, revela que a iniciativa foi produtiva. “Trabalhei dentro do tema sobre o lugar da mulher no empreendedorismo, e foi muita preparação com pesquisas, estudos, produção do material, até chegar aqui para receber o prêmio”. 

Conheça os vencedores:
Redação 
1º  lugar – Ana Alice Gomes Feitosa 
2º lugar – Byanka Lima Dias Ferreira 
3º lugar – Kaleb Santos de Sousa 

Reels 
1º  lugar – Endry Havi Cardoso Fonseca 
 2º lugar – Lívia Teixeira Melo
3º lugar – Amarillys Souza Dos Santos