90 crianças do Ensino Fundamental desenvolveram textos dos gêneros contos, crônicas e autobiografias.
Cerca de 100 exemplares foram impressos e distribuídos entre escola, alunos e familiares. (Foto: Patrícia Araújo)
Estudantes das turmas de 5º ano da Escola Municipal Moranguinho lançaram a obra “Meu livro, minhas histórias em prosas e versos!”. Solenidade de autógrafos foi realizada durante dois dias, na quarta-feira (06) e quinta-feira (07), no espaço Festas e Buffet, com a participação dos gestores, professores e familiares dos alunos.
Cerca de 90 crianças produziram textos dos gêneros: poesia, conto, crônica e autobiografia. A iniciativa faz parte do projeto Dia de Ler Todo Dia, da Secretaria de Educação (Semed), desenvolvido nas escolas.
A gestora, Solange Ferreira de Sousa, destaca que a obra é resultado de práticas de leitura, e desenvolvimento de textos confeccionados pelos estudantes. “É mais um incentivo ao ato de ler, escrever, principalmente, narrar histórias de vida dos estudantes e aguçar a imaginação deles com narrativas de aventuras e romances. Ao longo dos meses, realizamos atividades de elaboração de textos em vários gêneros e para obra foram selecionados as melhores produções dos autores”, afirma.
O aluno, Heitor Holanda Ribeiro, garante que o livro é uma conquista para a formação escolar. “Foi muito gratificante essa experiência literária, agora, meu texto vai ficar registrado no livro e na memória da escola, da comunidade que vai ter acesso e dos familiares. Então, é muito importante para minha trajetória de estudante e futuramente na profissão”, observa.
A coletânea aborda temas sociais e atuais, tais como: natureza, igualdade e equidade, diversidade, inclusão, etc. O secretário de Educação, José Antonio Pereira, revela que as ações pedagógicas são primordiais nas escolas. “Vemos o resultado de todo o trabalho dos professores com os alunos, com atividades de leitura e escrita, preparando cada um deles para o futuro. O resultado desse projeto ficou excelente”, pondera.
Aproximadamente 100 exemplares foram impressos e distribuídos entre escola, alunos e familiares.