Maranhão Zero Catarata realiza mil atendimentos na 50ª Edição e chega a mais de 10 mil cirurgias gratuitas

Deputado JP informa que o programa seguirá acontecendo, possibilitando “mais dignidade e qualidade de vida para a população” do Estado.

 O Governador Carlos Brandão participou do início da triagem.
O Governador Carlos Brandão participou do início da triagem.

IMPERATRIZ – A cidade de Imperatriz está recebendo nesta terça-feira (12) a maior edição do Maranhão Zero Catarata. De acordo com o deputado federal Josivaldo JP (PSD), criador e realizador do programa, mil cirurgias de catarata e pterígio serão realizadas.

A 50ª edição acontece em parceria do deputado JP com o Governo do Estado do Maranhão. O Governador Carlos Brandão participou do início da triagem e acompanhou os exames aos pacientes, realizados no Templo Central da Assembleia de Deus, no centro da cidade. Confirmada a necessidade de intervenção cirúrgica, os procedimentos operatórios acontecerão já nesta semana, em três clínicas de Imperatriz.

“Tinha uma meta ambiciosa de reduzir a fila de cirurgias oftalmológicas e devolver a visão a 10 mil pessoas no Estado em 2023. Trabalhei muito para que isso fosse possível e vamos ultrapassar esse número dando mais dignidade e qualidade de vida para a população”, destaca o deputado JP.

O parlamentar ainda informa que, mesmo com o objetivo alcançado, o programa Maranhão Zero Catarata seguirá atendendo gratuitamente a população. “A catarata é a causa mais frequente de perda de visão reversível no mundo. E, ainda que seja um problema tratável, grande parte do nosso povo não tem condição de custear uma operação desta, o que impede muitas pessoas de terem uma vida normal. Mas seguiremos trabalhando para sanar isso”, ressalta JP.

O Secretário-Chefe da Casa Civil do Estado do Maranhão, Sebastião Madeira, e o presidente da AGEMSUL (Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense), Vagtonio Brandão, também participaram da ação do programa.