Festival de Natal Equatorial promove arrecadação de alimentos para instituições sociais

Seu Jorge, Maria Gadú, Vitor Kley e a artista Maranhense Flávia Bittencourt estão entre as atrações mais esperadas do evento

Para reforçar o espírito natalino, o Festival de Natal Equatorial, que aconteceu nos dias 15 e 16 de dezembro, promoveu uma grande campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis junto ao público. O total arrecadado será dividido entre três instituições: a Casa Acolher – que atende pessoas que vivem e convivem com HIV/AIDS; as Obras Sociais Lar de José – voltado para o atendimento de crianças e comunidades periféricas; e o Asilo de Mendicidade – que abriga idosos em situação de vulnerabilidade. O público poderá doar alimentos não perecíveis que serão entregues às 3 instituições selecionadas ao final do festival. Os itens poderão ser deixados em bolsões que serão distribuídos no espaço.

Para Carlos Hubert Cardeal, Executivo de Comunicação e Marketing, esse é um momento de celebrar a cultura e a solidariedade. “Estamos estimulando o público do festival a levar alimentos para que possamos colaborar com o Natal de pessoas mais vulneráveis e esperamos fazer a diferença nesse momento. Por isso, o festival traz para o público grandes shows e quem vem se divertir também ajuda a alegrar o Natal de outras pessoas, gerando uma verdadeira ‘energia do bem’”, ressalta Carlos.

A organização Natureza, Arte, Vida e Educação (NAVE) também vai marcar presença no festival realizando uma feirinha de produtos confeccionados por participantes do projeto “Nave Empreende”, uma iniciativa pioneira que tem como objetivo capacitar e empoderar financeiramente mulheres vulneráveis de São Luís. “Ao adquirir conhecimento de como empreender, participar de redes de troca e apoio entre pares e ter acesso direto a um canal de vendas que comercializa seus produtos logo no início do empreendimento torna as empreendedoras mais autônomas e independentes. Ao empreender, as mulheres conseguem estar mais presentes em casa dividindo melhor o tempo com o cuidado dos filhos e família”, explica Rebeca Alexandre, coordenadora pedagógica do projeto.

Programação

O Festival de Natal Equatorial faz parte das celebrações de fim de ano da empresa que, mais uma vez presenteia a população com apresentações de grandes nomes da MPB. Na programação, os cantores e compositores Seu Jorge e Vitor Kley, as cantoras Maria Gadú e Flávia Bittencourt, com vários artistas maranhenses, e o tradicional Coral São João, reafirmando o compromisso da empresa de apoiar a cultura do Estado do Maranhão. Em 2022, o evento reuniu cerca de 20 mil pessoas.

No primeiro dia do festival, sábado, 15 de dezembro, a partir das 19h, a grande noite inicia com o Coral São João, que tem mais de 45 anos de história, e apresenta o concerto de Natal. Em seguida, quem chega é o gaúcho e eterno romântico Vitor Kley, com sucessos como “O Sol”, “Morena” e “A Tal Canção pra Lua”. Depois, Seu Jorge sobe ao palco, com seu timbre de voz marcante. O músico, que comemora 23 bem-sucedidos anos de carreira como cantor, compositor e multi-instrumentista de MPB, R&B, samba e soul, traz um repertório de hits como “Burguesinha” e “Amiga da Minha Mulher”.

No sábado, 16 de dezembro, a partir das 19h, quem abre os trabalhos é a Orquestra Big Band, da Escola de Música do Maranhão e convidados. Em seguida, a noite é das mulheres e a primeira a subir ao palco é a cantora maranhense Flávia Bittencourt, que apresenta suas composições “Roseira”, “Terra de Noel” e “Vazio”, e traz como convidadas as cantoras Emanuele Paz e Enme Paixão, além da artista indígena Djuena Tikuna. E, para encerrar a segunda edição do Festival Natal Equatorial, a cantora e compositora Maria Gadú apresenta o show de sua turnê ‘Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor’, do recém-lançado quarto álbum de estúdio.

O Festival de Natal é patrocinado pela Equatorial Maranhão por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da Prefeitura de São Luís, tendo sua curadoria por Rafaello Ramundo, da Novo Traço, uma das principais empresas de produção cultural do país.

Sobre a Equatorial Maranhão

Com atuação em todo o estado, a Equatorial Maranhão trabalha muito além da distribuição de energia. Dentre as suas ações de responsabilidade socioambiental, o apoio à cultura faz parte dos investimentos da empresa, por acreditar e valorizar a cultura como ferramenta de transformação social. A empresa é propulsora do desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das pessoas, por um futuro melhor. A empresa pertence ao Grupo Equatorial, o terceiro maior grupo de energia do Brasil.

Sobre Novo Traço

Com 16 anos de mercado, a Novo Traço é uma empresa de Live Marketing especializada em proporcionar o diálogo de grandes marcas com seus públicos através de projetos culturais. Sob o comando de seu fundador, Rafaello Ramundo, a empresa cria, organiza e realiza eventos nas áreas de música, de cinema, entre outros, sempre entregando máxima qualidade de entretenimento, com segurança e organização. Além do Festival Natal Equatorial, a agência também é responsável pelo EMS Música em Movimento, Festival Enel Por Você, TIM Music Rio, Prudential Concerts, entre outros.