Números incluem 24 procedimentos de ortopedia e geral desta semana (14).
Ação é promovida pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde. (Foto: Edmara Silva)
O “bloco da saúde” continua trabalhando e já contabiliza mais de 100 cirurgias nestes dias de carnaval, realizadas no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI/ Socorrão). E, mesmo após o encerramento do feriado, o mutirão continua nesta quarta-feira (14), com 24 procedimentos eletivos, sendo 12 da especialidade de ortopedia e 12 cirurgias gerais. Além das programadas nesta força-tarefa, tem ainda as de emergência, conforme demanda da unidade hospitalar.
Ação é promovida pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), desde sexta-feira (09), primeiro dia de carnaval, e prossegue até o próximo domingo (18).
“Esta é uma iniciativa do nosso prefeito Assis Ramos para que fossem ampliadas as cirurgias, durante este período do carnaval. Geralmente já realizamos uma média entre 12 e 14 cirurgias por dia e, neste mutirão, ampliamos este número, chegando a 25 ou até mesmo 30 cirurgias por dia. É a Prefeitura de Imperatriz fazendo muito mais pela saúde da população”, explicou Doralina Marques, secretária de Saúde.
Ela informou ainda que foram mobilizados recursos e uma equipe especifica para atender essa demanda extra nestes dias, com: médicos, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativos para organizar e otimizar essa força-tarefa. “Serão realizados mais de 170 procedimentos cirúrgicos. As especialidades incluem otorrino, geral e ortopedia”, acrescentou.
Força-tarefa atende pacientes do HMI/Socorrão (procedimentos de emergência) e os da fila de espera encaminhados pelo setor de Auditoria, do CEMI Três Poderes (cirurgias eletivas).