JP defende na Câmara dos Deputados uma pauta contínua sobre doenças raras

Nesta quinta-feira, dia 29, é comemorado o Dia Mundial das Doenças Raras. Ressaltando a importância da causa, nesta quarta (28) o deputado federal Josivaldo JP falou do assunto no Plenário da Câmara dos Deputados, durante Sessão Solene em Homenagem ao Dia Mundial das Doenças Raras. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), doença rara é aquela que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, no Brasil 13 milhões de pessoas tem alguma condição rara de saúde. Para JP, o Congresso Nacional precisa debater e entregar soluções não apenas para as pessoas acometidas, mas, também, para seus familiares, que se deparam com inúmeros desafios, especialmente, no contexto familiar e na relação com os serviços de saúde. 

“Eu vejo as pessoas discutindo muitos temas aqui, mas um tema como esse o Parlamento brasileiro deve levar a sério, deve debater, porque essas mães que têm os seus filhos diagnosticados com uma doença dessas, elas precisam de atenção, elas precisam contar com o tratamento, elas precisam ter a medicação para salvar a vida dos seus filhos”, disse JP. 

O parlamentar também informou que no final de semana participou de manifestação pela causa em seu município. “Dia 25 que passou, ali na minha querida cidade de Imperatriz, no último domingo, realizamos a primeira caminha em prol das pessoas com doenças raras. O intuito daquele movimento foi chamar a atenção das autoridades do nosso estado do Maranhão, da cidade de Imperatriz. E hoje estamos aqui chamando a atenção de todos do nosso Brasil. Nós precisamos inserir no debate esse tema que é tão importante”, considerou.