Ações destacaram os 22 anos de reconhecimento oficial da Língua Brasileira de Sinais.
Pizza com Libras na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (Foto: Assessoria)
Com atividade divertida regada a muita pizza, a Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Telasco Pereira Filho, encerrou nesta sexta-feira (26), a III Semana de Libras. Com realização de diversas ações, como apresentações culturais, visitas às instituições de ensino e momentos de lazer, a unidade escolar celebrou os 22 anos da Língua Brasileira de Sinais, comemorado no dia 24 de abril.
Além da unidade escolar, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Semed), com o Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (Siadi), também lembraram a data por meio de palestra, Roda de conversa Café com Libras e panfletagem no centro comercial de Imperatriz.
As ações tiveram a participação dos profissionais das duas unidades, dos alunos, dos cursistas, das famílias e convidados. “O objetivo foi celebrar os 22 anos da Lei 10.436 que oficializa a Língua Brasileira de Sinais e destacar o quanto a educação para surdos tem recebido a devida atenção no município. Foi uma semana muito satisfatória”, observou a gestora escolar, Elisandra Lima.
O secretário de Educação, José Antonio Pereira, ressalta que esta foi uma semana de comemoração da Libras e de todo trabalho que a Secretaria de Educação tem realizado dentro do sistema escolar quanto à inclusão. “A escola bilíngue e todas as nossas escolas estão preparadas para acolher de forma efetiva os nossos alunos da comunidade surda. Por outro lado, também temos o excelente atendimento do Siadi na oferta de cursos de libras para toda a comunidade, o que garante o acesso à língua”.