Exagerou no happy hour? Após uma noite de excessos alcoólicos, a recuperação do organismo pode ficar mais fácil se forem adotadas algumas estratégias alimentares. Reidratação do corpo, estabilização dos níveis de açúcar no sangue e combate ao estresse oxidativo causado pelo álcool são as prioridades no dia seguinte a uma noite de festa.
Igor Marinho, nutricionista do Grupo Mateus, explica que alimentos ricos em fibras, como frutas e vegetais, auxiliam nesse processo. “As fibras têm um papel de absorção no nosso organismo, fazendo uma ‘limpeza’ em todas as toxinas deixadas pelo álcool”, explica. As melhores opções que incluem fibras são aveia, feijão, brócolis, maçã e amêndoas. Esses alimentos não só ajudam a manter uma boa digestão, mas também podem contribuir para a recuperação do organismo após excessos alimentares ou alcoólicos.
Vale lembrar, também, que o álcool é um diurético, isto é, aumenta a produção de urina, podendo causar desidratação. Para combater esse efeito, é ideal intercalar o consumo de bebidas alcoólicas com água mineral. Marinho sugere ainda a água de coco como uma excelente opção para recuperar o corpo. “A água de coco ajudará não só na reidratação, mas também na recomposição da glicose no organismo”, orienta.
Entre as alternativas para o dia seguinte estão também o consumo de carboidratos complexos, como pão integral e aveia, que estabilizam os níveis de açúcar no sangue. Proteínas magras e gorduras saudáveis, presentes em alimentos como ovos e abacate, ajudam a reparar os tecidos e a melhorar a função cerebral. Além disso, vale apostar em alimentos ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas e espinafre, para ajudar a eliminar as toxinas que ficam no organismo.
Manter-se bem alimentado e hidratado é crucial para diminuir os sintomas da ressaca no dia seguinte. “É bom aproveitar os momentos de confraternização, mas lembrando de sempre beber com moderação”, finaliza.
—
James Pimentel – Assessor de Comunicação