Com o intuito de proteger os recursos pesqueiros uma equipe de fiscalização do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) finalizou a Operação Malha Fina nos rios Tocantins e Araguaia, no Bico do Papagaio. Durante a operação, a equipe de fiscalização apreendeu 6.300 metros de redes de emalhar, um espinhel, cinco tarrafas e 50 boias.
As ações ocorreram nos municípios de São Sebastião do Tocantins, Buriti do Tocantins, Sampaio, Araguatins e Esperantina.
Os trabalhos tiveram início na última terça-feira, 10, com o objetivo de combater a pesca predatória, o transporte irregular de pescado e o tráfico de animais silvestres. Além disso, a operação buscou conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação dos ecossistemas aquáticos e da promoção de práticas pesqueiras sustentáveis.
“A conscientização da comunidade é fundamental para garantir o uso responsável dos recursos naturais, preservando a biodiversidade e assegurando que as gerações futuras possam usufruir desses recursos para sua subsistência”, destacou o gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto.
Para garantir a continuidade dos esforços em benefício da preservação ambiental, a comunidade é incentivada a denunciar atividades ilegais, por meio dos seguintes canais de denúncia do Naturatins: Linha Verde 0800 063 11 55 e Linha Verde Zap (63) 99106-7787. As informações sobre o fato e o denunciante são mantidas em sigilo.