Onda de calor aumenta riscos de problemas cardíacos

Entenda o que acontece no organismo com esse calorão e saiba como se proteger

“Minhas mãos começaram a ficar geladas, senti tontura e aquela sensação de quase desmaio. A cidade está cada vez mais quente e essa sensação intensa de calor tem me deixado assim”, relata o gestor de marketing, Daniel Gomes. Esses sintomas são um alerta: as altas temperaturas afetam a saúde do coração.

O cardiologista e professor da Faculdade de Medicina de Açailândia (IDOMED Fameac), Pablo Germano, explica: “O aumento das temperaturas causa vasodilatação nas artérias, o que pode levar à queda da pressão arterial e a diversos problemas cardíacos”, alerta.

Segundo o professor, o calor intenso faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, trazendo sintomas como tontura e mal-estar. E não é só isso. “O organismo também tenta compensar essa queda aumentando a frequência cardíaca, o que pode levar a arritmias e até mesmo a um ataque cardíaco”, explica o cardiologista.

A desidratação é outro fator de risco, com o qual é necessário tomar cuidado. “Com o calor, perdemos muito líquido e sais minerais. Essa perda pode levar à desidratação, que por sua vez causa hipotensão, taquicardia e arritmias”, alerta o cardiologista.

Idosos e crianças são os grupos mais vulneráveis aos efeitos das ondas de calor. “Crianças e idosos desidratam mais facilmente e podem apresentar quadros mais graves, como hipotensão e desmaio”, afirma o médico.

TRATAMENTO

Para se proteger das altas temperaturas e evitar problemas cardíacos, o cardiologista recomenda hidratar-se constantemente, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes e consultar um médico caso os sintomas sejam persistentes.  “É fundamental que a população esteja atenta aos riscos do calor excessivo e tome as medidas preventivas adequadas”, conclui o cardiologista.

 PABLO GERMANO – CALOR E SAÚDE DO CORAÇÃO 01.mov

 PABLO GERMANO – CALOR E SAÚDE DO CORAÇÃO 02.mov

 PABLO GERMANO – CALOR E SAÚDE DO CORAÇÃO 03.mov

James Pimentel – Assessor de Comunicação